“No mundo, nada se cria, tudo se transforma”, Voltaire
Uso
a afirmação de Voltaire pra fazer a minha. Nada mudou em gestão, apenas
surgiram novas ferramentas, conceitos foram atualizados e as relações humanas
evoluíram.
Muitos
gestores acham que basta ter ferramentas e discurso para motivar pessoas, o
trabalho fluir e o resultado aparecer. Pessoas fazem, pessoas vendem, pessoas
compram. Portanto, negócios são pessoas.
Gerenciar
pessoas é um exercício diário de resiliência,
empatia e liderança, com uma boa dose de psicologia. Sua formação técnica
estará sempre em segundo plano, porque competências podem ser aprendidas, mas a
habilidade de se relacionar e entender as pessoas é um longo aprendizado que
passa muito pela sua própria avaliação
e gestão de pontos fundamentais para
um líder. Em resumo, rapport e inteligência emocional são fundamentais
porque um LÍDER não se preocupa com RESULTADOS, cuida de PESSOAS que CONSTROEM resultados.
GESTÃO DO TEMPO –
gerir o tempo é apenas fazer o melhor em
menos tempo. Vejo executivos e coachs alardearem que trabalham dia e noite,
invadem a madrugada debruçados sobre problemas, que se dedicam 24 horas ao
negócio. Se você não consegue gerir sua vida, vai ser difícil gerir a empresa.
Tempo é vida e o trabalho não pode invadir um espaço que não lhe pertence.
GESTÃO DO CONHECIMENTO –
Nunca se sabe o suficiente, nunca se sabe tudo. O aprendizado está em qualquer
lugar e por mais humilde ou simplório que seja o colaborador, ele tem uma carga
de vida com alguma importância. Ler de tudo, de revistas a balanços, cria um
caldo de informações que você deve processar, filtrar e transformar em
conhecimento. E aprender a ouvir a voz da experiência facilita seu caminho.
Nada do que você faz é novo, esse caminho já foi percorrido por outras pessoas.
GESTÃO
DO VALOR – Ao contrário de processos tradicionais, a gestão por valor
foca além dos objetivos a serem alcançados. Estamos em tempo de ESG e o seu
propósito tem tanta importância quanto seu produto. E o propósito, a cultura, não
estão num almanaque, cartilha, guia, manual ou no discurso inflamado do patrão.
Ele é construído todos os dias pelo cliente, colaboradores e pela sua imagem
projetada e percebida pelo mercado.
Uma empresa sem um
Planejamento Estratégico público, transparente e discutido com todos não tem
cultura, não sabe seu propósito.
Na gestão do valor, a liderança
é participativa e cada membro da equipe compreende o valor de seu conhecimento,
habilidades e atitudes para atuar e contribuir de forma mais produtiva e ágil.
O time é responsável por definir como atingirá a meta. Ao chefe centralizador
ou líder tradicional, pode parecer arrojado demais e um risco à sua posição,
mas rever relações hierárquicas e rígidas é fundamental.
GESTÃO DA INOVAÇÃO -
permite que a empresa aperfeiçoe seus processos a partir de ideias inovadoras para entregar
produtos/serviços de forma otimizada, sem a necessidade de retrabalho.
Desenvolver um modelo de inovação organizacional
é essencial para conquistar maior competitividade no mercado e gerar vantagem
competitiva.
A gestão de inovação estrutura um processo
com começo (entradas), meio (processamento) e fim (saídas e geração de valor), para
que a equipe defina os meios e métodos para gerar valor ao concretizar ideias.
GESTÃO DAS PESSOAS – identificar
e reter talentos, motivar pessoas, PDI, engajamento, gerenciar gerações,
gerenciar ambiente... Pessoas são a base de qualquer negócio porque
independente de seu segmento, pessoas fazem, pessoas vendem, pessoas usam,
pessoas comentam, pessoas compartilham, pessoas amam... ou odeiam.
Líder
é gestão e os seus verbos imperativos são delegar e compartilhar. Apesar das
pessoas preferirem o convencional, a segurança à liberdade, cabe ao líder superar
isso e fomentar a criatividade, provocar a disrupção, criar um ambiente
colaborativo e gerenciar conflitos.
Você
jamais terá um time, uma cultura se as pessoas fizerem apenas o que você quer
ou manda, se limitarem à visão do líder, ops... chefe.
O
time tem que ter liberdade para ser criativo, inovador, ir além. Mais do que
fazer o que pode ser feito, fazer o que precisa ser feito.
Esse é o caminho para a evolução e o sucesso da empresa.
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