Cincopes

on 03 fevereiro 2022

PROSA - SINAL VERMELHO

 "Encontre prazer no que faz, encontre prazer em não fazer".

O mundo é muito acelerado e pressiona permanentemente as pessoas a ter uma vida instantânea. É tudo agora, pra já! Você tem a obrigação de ser o primeiro a curtir, compartilhar em primeira mão, ser fonte do inédito, arauto do inusitado...

Acho que chegou a hora de ter um sinal de PARE nas redes sociais.

Google, Face, Insta, TikTok, WeChat, WhatsAPP, YouTube e outros que tais querem que você navegue de um link ao outro para o manter preso em sua nuvem. Não importa se o conteúdo interessa ou se você nem notou onde está. É preciso ter você ali.

O TikTok viralizou os vídeos que contam histórias em 15 segundos e fez surgir celebridades e experts em conteúdos desimportantes que duram o tempo de um flash.

O Instagram criou os stories com prazo de validade menor que a de um efemeróptero.

O whats app se superou, colocando controle para aumentar a velocidade de reprodução dos áudios, com a única finalidade de que você absorva mais de nada, fique mais tempo sem utilidade.

E alguns engraçadinhos estão enviando áudios falando muito rápido para que o receptor não consiga usar o X2. Logo o áudio encontrará sua variação de emojis para viralizar. Talvez falando apenas meias palavras.

Alô, Jorge Ben Jor...

“Mó num pá tropi, abençoá por de e boni por nature, mas que bele. Em fevere, tem carná. Eu ten um fu e um vio. Sou flame e ten uma nê chamá terê”.

Lembro quando as pessoas reclamavam da quantidade de sinais vermelhos que as impedia de manter o ritmo de deslocamento pelas ruas da cidade, mas eles têm um propósito na vida e você nem percebe a sua verdadeira utilidade.

Além de organizar o tráfego, ele serve para que a gente relaxe da tensão constante como condutor e aproveite para fazer algum exercício simples como alongar os braços, ajustar a postura, sorrir para o motorista do carro ao lado, tentar descobrir o nome daquela cor do solar da esquina, se surpreender com o que nunca tinha notado, adivinhar a idade do malabarista urbano, e o garoto que vende balas, será que vai à escola, ajustar o volume do rádio...

Em segundos preciosos, quantas oportunidades!

Navegar na internet também é assim. Aproveite para criar seus próprios semáforos. Periodicamente dê um reset na sua memória RAM, se reorganize, recarregue, reveja, pense e repense...

Lembre-se que mais da metade da população do mundo não tem internet e vive.

E que 3,6 bilhões de pessoas não têm banheiro em casa ou usam ambientes inadequados e insalubres.

Se a tecnologia não resolveu problemas tão simples, com certeza o mundo não vai acabar se você parar para respirar.  

O sinal vermelho é importante na sua vida!