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on 15 agosto 2021

PLANEJAMENTO - BUSINESS DEVELOPER

 “Tenho uma cabeça que funciona com foco na solução, fui criada assim. Se você sabe o destino, faz acontecer”, Luiza Trajano. 

O novo ambiente de negócios colocou na vitrine o Business Developer, um profissional que atua no mercado desde meados da década de 90.

A busca de receitas previsíveis através do planejamento e crescimento de maneira organizada é um fator importante na previsibilidade e possível aumento de fluxo de caixa ao valorizar o relacionamento com empresas, se antecipando a problemas e apresentando soluções que aprofundem esse relacionamento.

Se adaptar ao presente, se preparar para o incerto e desenhar seu futuro, esse deve ser o mantra de qualquer empresa, não só agora, mas em qualquer tempo.

Você deve fazer seu futuro, criar seu amanhã e estar lá quando ele chegar.

O profissional de BizDev vai ajudar a encontrar soluções internas e externas, projetar cenários e fazer com que aconteçam. Sua atuação combina inteligência estratégica, visão de negócios, marketing e ter a capacidade de criar relacionamentos, dentro e fora da empresa, com foco na recorrência, inovação, novos produtos e mercados, além de monetizar sua base e aumentar o ticket médio do seu cliente.

Ele deve carregar algumas características fundamentais, inerentes ao ambiente e desafios que vai enfrentar.

·       Ser horizontal e ágil, ter curiosidade aguçada, gostar de aprender e buscar conhecimento para desenvolver uma Inteligência de Negócios, já que é preciso compreender cenários variados e atender às expectativas da organização e dos clientes;

·       Ter conhecimento dos processos e rotinas internas para buscar formas de melhorar o desempenho da empresa.

·       Ter resiliência e capacidade de superar desafios e obstáculos, pois trazer resultados positivos não é uma tarefa rápida nem fácil;

·       Ter boa capacidade de comunicação para falar com os diferentes públicos e gerenciar conflitos;

·       Ter habilidades de negociação, rapport e persuasão para apresentar suas propostas de forma efetiva;

·       Saber trabalhar os relacionamentos interpessoais para entender contextos e defender os interesses da equipe e da empresa.

·       Inteligência fluida, disposição para aprender e rapidez para atualizar competências técnicas e comportamentais.

·       Antenado com os movimentos do mercado e capacidade de antever necessidades de negócios para respondê-las à altura.

·       Competência em gerir projetos e pessoas para que acompanhe o desenvolvimento e implantação dos projetos internos e externos.

Sua interlocução interna deve ser facilitada, ter total acesso aos dados e capacidade e autonomia para montar squads que discutam temáticas e processos para desenvolver propostas, soluções ou produtos que melhorem o desempenho da empresa em relação a redução de custos, novos produtos, inovações ou mercados.

Ele vai capitanear a ambidestria organizacional, isto é, melhorar o desempenho presente e inovar para gerar valor futuro sem perder a eficiência.

É seu grande parceiro para mostrar que marca não é apenas um logotipo.