“Tenho uma cabeça que funciona com foco na solução, fui criada assim. Se você sabe o destino, faz acontecer”, Luiza Trajano.
O novo
ambiente de negócios colocou na vitrine o Business
Developer, um profissional que atua no mercado desde meados da década de
90.
A busca de
receitas previsíveis através do planejamento e crescimento de maneira
organizada é um fator importante na previsibilidade e possível aumento de fluxo
de caixa ao valorizar o relacionamento com empresas, se antecipando a problemas
e apresentando soluções que aprofundem esse relacionamento.
Se adaptar
ao presente, se preparar para o incerto e desenhar seu futuro, esse deve ser o
mantra de qualquer empresa, não só agora, mas em qualquer tempo.
Você deve fazer seu futuro, criar seu amanhã e estar lá quando ele chegar.
O
profissional de BizDev vai ajudar a
encontrar soluções internas e externas, projetar cenários e fazer com que
aconteçam. Sua atuação combina inteligência estratégica, visão de negócios, marketing
e ter a capacidade de criar relacionamentos, dentro e fora da empresa, com foco
na recorrência, inovação, novos produtos e mercados, além de monetizar sua base
e aumentar o ticket médio do seu cliente.
Ele deve
carregar algumas características fundamentais, inerentes ao ambiente e desafios
que vai enfrentar.
·
Ser horizontal
e ágil, ter curiosidade aguçada, gostar de aprender e buscar conhecimento para
desenvolver uma Inteligência de Negócios, já que é preciso compreender cenários
variados e atender às expectativas da organização e dos clientes;
·
Ter
conhecimento dos processos e rotinas internas para buscar formas de melhorar o
desempenho da empresa.
·
Ter
resiliência e capacidade de superar desafios e obstáculos, pois trazer
resultados positivos não é uma tarefa rápida nem fácil;
·
Ter boa
capacidade de comunicação para falar com os diferentes públicos e gerenciar
conflitos;
·
Ter
habilidades de negociação, rapport e persuasão
para apresentar suas propostas de forma efetiva;
·
Saber
trabalhar os relacionamentos interpessoais para entender contextos e defender
os interesses da equipe e da empresa.
·
Inteligência
fluida, disposição para aprender e rapidez para atualizar competências técnicas
e comportamentais.
·
Antenado com
os movimentos do mercado e capacidade de antever necessidades de negócios para
respondê-las à altura.
·
Competência
em gerir projetos e pessoas para que acompanhe o desenvolvimento e implantação
dos projetos internos e externos.
Sua
interlocução interna deve ser facilitada, ter total acesso aos dados e
capacidade e autonomia para montar squads
que discutam temáticas e processos para desenvolver propostas, soluções ou
produtos que melhorem o desempenho da empresa em relação a redução de custos,
novos produtos, inovações ou mercados.
Ele vai
capitanear a ambidestria organizacional,
isto é, melhorar o desempenho presente e inovar para gerar valor futuro sem
perder a eficiência.
É seu grande
parceiro para mostrar que marca não é
apenas um logotipo.
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