Você já parou para
calcular o tempo que você gasta no celular?
Em média, conferimos o
celular 120 vezes ao dia, sendo que menos de 10% das vezes realmente faz
sentido ou é produtiva essa atitude.
Estamos cercados por
fontes de informação, email, twitter, whats app, messenger, hangout, facebook,
instagram, snapchat, telegram, skype e tantos outros.
O monitoramento, análise
e comunicação é fundamental às empresas e deve ser feito por um departamento
específico, com pessoal especializado e atualizado tecnologicamente.
Mas pessoalmente, devemos
ter muito cuidado, pois pode ser dispersivo e um grande desperdício de tempo,
além de criar nas outras pessoas uma expectativa de disponibilidade que não
condiz com sua realidade.
Quantas vezes você já
ouviu frases do tipo “te mandei um whats e você leu mas não respondeu”, “postei
tal coisa e você nem curtiu”, “marquei você numa foto e você nem compartilhou”
e outras do gênero.
O excesso de meios de
comunicação se tornaram invasivos e, se você deixar, vão ditar o ritmo da sua
vida. As pessoas acham que você tem que estar à disposição integralmente,
porque as facilidades tecnológicas criaram essa falsa percepção de onipresença
e ubiquidade.
Quantas vezes estamos
concentrados em um texto, formatando uma planilha, rascunhando um layout,
indexando um projeto, fechando um orçamento ou curtindo um ócio criativo e
somos interrompidos por algo que poderia ser resolvido por email? Ou pela
tradicional e efetiva ligação telefônica, mais produtiva e rápida que a troca
de textos?
Ligou, perguntou,
respondeu, contestou, ponderou, feito!
Via textos você pensa,
digita, envia, o outro lê, digita, envia, você lê, digita, envia e o ciclo se
repte. Quanto tempo você desperdiça nesse ciclo? Doze a quinze vezes mais do
que uma ligação telefônica. Sem contar que a ligação evita mal entendidos ou o
risco de ter que repetir a operação devido aos famigerados corretores
automáticos de textos.
Defina rotina tipo email apenas
no início e no final do expediente de cada turno. Responda o que é urgente,
separe o que merece ser lido mais tarde e delete tudo que não interessa. Isso
dificilmente leva mais de meia hora. Tenha uma rotina compatível com o SLA
padrão de sua empresa. Não perca tempo e se dedique realmente ao trabalho –
gestão, planejamento e atendimento. Crie critérios para outras formas de
comunicação porque tomam tempo e são dispersivas.
Dicas: Facebook e
instagram, duas vezes por dia. Whats App, após acessar os e-mails. Blog,
atualize duas vezes por semana. Atualize Twitter, G+ e Tumblr ao mesmo tempo
que Face, Insta e Blog.
Quer tornar sua
comunicação interna produtiva? Crie uma intranet.
Quer tornar sua
comunicação com o cliente objetiva? Crie canais diretos tipo helpdesk.
Você não precisa estar em
todos os lugares, usando todas as ferramentas e “ligado” o tempo todo. Faça
boas escolhas que atendam suas necessidades e não as dos outros.
Administrar seu tempo
gera resultado para você, para a empresa e para o negócio, além de fazer um bem
danado à saúde e à sua vida familiar e social.
1 comentários :
Muito bom. O excesso de redes, mais o excesso de comentários etc e tal, torna o trabalho mais improdutivo. Saber administrar o tempo e dar limites são as melhores atitudes.
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