Cincopes

on 12 novembro 2017

PLANEJAMENTO - QUANDO A COMUNICAÇÃO ATRAPALHA

Você já parou para calcular o tempo que você gasta no celular?
Em média, conferimos o celular 120 vezes ao dia, sendo que menos de 10% das vezes realmente faz sentido ou é produtiva essa atitude.
Estamos cercados por fontes de informação, email, twitter, whats app, messenger, hangout, facebook, instagram, snapchat, telegram, skype e tantos outros.

O monitoramento, análise e comunicação é fundamental às empresas e deve ser feito por um departamento específico, com pessoal especializado e atualizado tecnologicamente.
Mas pessoalmente, devemos ter muito cuidado, pois pode ser dispersivo e um grande desperdício de tempo, além de criar nas outras pessoas uma expectativa de disponibilidade que não condiz com sua realidade.
Quantas vezes você já ouviu frases do tipo “te mandei um whats e você leu mas não respondeu”, “postei tal coisa e você nem curtiu”, “marquei você numa foto e você nem compartilhou” e outras do gênero.
O excesso de meios de comunicação se tornaram invasivos e, se você deixar, vão ditar o ritmo da sua vida. As pessoas acham que você tem que estar à disposição integralmente, porque as facilidades tecnológicas criaram essa falsa percepção de onipresença e ubiquidade.
Quantas vezes estamos concentrados em um texto, formatando uma planilha, rascunhando um layout, indexando um projeto, fechando um orçamento ou curtindo um ócio criativo e somos interrompidos por algo que poderia ser resolvido por email? Ou pela tradicional e efetiva ligação telefônica, mais produtiva e rápida que a troca de textos?
Ligou, perguntou, respondeu, contestou, ponderou, feito!
Via textos você pensa, digita, envia, o outro lê, digita, envia, você lê, digita, envia e o ciclo se repte. Quanto tempo você desperdiça nesse ciclo? Doze a quinze vezes mais do que uma ligação telefônica. Sem contar que a ligação evita mal entendidos ou o risco de ter que repetir a operação devido aos famigerados corretores automáticos de textos.
Defina rotina tipo email apenas no início e no final do expediente de cada turno. Responda o que é urgente, separe o que merece ser lido mais tarde e delete tudo que não interessa. Isso dificilmente leva mais de meia hora. Tenha uma rotina compatível com o SLA padrão de sua empresa. Não perca tempo e se dedique realmente ao trabalho – gestão, planejamento e atendimento. Crie critérios para outras formas de comunicação porque tomam tempo e são dispersivas.
Dicas: Facebook e instagram, duas vezes por dia. Whats App, após acessar os e-mails. Blog, atualize duas vezes por semana. Atualize Twitter, G+ e Tumblr ao mesmo tempo que Face, Insta e Blog.
Quer tornar sua comunicação interna produtiva? Crie uma intranet.
Quer tornar sua comunicação com o cliente objetiva? Crie canais diretos tipo helpdesk.
Você não precisa estar em todos os lugares, usando todas as ferramentas e “ligado” o tempo todo. Faça boas escolhas que atendam suas necessidades e não as dos outros.
Administrar seu tempo gera resultado para você, para a empresa e para o negócio, além de fazer um bem danado à saúde e à sua vida familiar e social.

1 comentários :

13 novembro, 2020 13:20 Reply Delete Delete

Muito bom. O excesso de redes, mais o excesso de comentários etc e tal, torna o trabalho mais improdutivo. Saber administrar o tempo e dar limites são as melhores atitudes.

avatar