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on 10 dezembro 2018

PLANEJAMENTO - RELACIONAMENTO PARA LÍDERES E CHEFIAS

Se você tem dificuldades em se relacionar e confiar nas pessoas, é essencial trabalhar no desenvolvimento de alguns aspectos importantes que fazem parte do perfil necessário ao chefe e ao líder. Algumas delas são naturais, outras você tem que aprender ou lapidar, seja com a ajuda profissional de coaching, mentoria ou terapia para superar o problema.

Equipes com performances expressivas resultam do empenho do gestor para a motivação de cada membro, porque é dela que vem o foco e o empenho em produzir mais e melhor.

Benefícios, remunerações e desafios são importantes para atrair talentos, mas em pesquisa recente, 70% dos entrevistados apontam que os aspectos que realmente fazem diferença na motivação e no desempenho, além de crucial para reter talentos são o ambiente de trabalho e o relacionamento com chefes, líderes e com o grupo, nessa ordem de prioridade.
Para promover o sentimento de pertencimento, use ações estratégicas de comunicação para fortalecer a confiança, o engajamento e a transparência e, aqui vão algumas dicas para tornar realidade esse sentimento.
Comunicação e Interação: desenvolva habilidades como o diálogo positivo, clareza ao se expressar e ouvir na essência. O diálogo e a livre expressão visam apoiar o desenvolvimento da capacidade de criar vínculos e conexões verdadeiras, possibilitando que a pessoa se sinta capacitada a interagir e expor suas ideias. Interação é bom para todos e gera relações confiáveis.
Individualidade e Liberdade: avalie as individualidades e leve-os a perceber o que há de bom nos outros e incentive que descubram qualidades, talentos e competências em si e nos outros. Administre o nível de interferência e supervisão, porque é preciso que os colaboradores se sintam à vontade para executarem suas atividades da maneira que acharem mais produtivas, sempre respeitando prazo e qualidade.
Percepção clara sobre insatisfações e expectativas: quebre bloqueios e medos para que as pessoas se sintam confortáveis o suficiente para construir relacionamentos sem muitas restrições ou formalismos. Compreenda quais são os desejos, insatisfações e expectativas dos membros da sua equipe. Tenha em mente as sugestões e os desconfortos de cada um e, em seguida, estabeleça prioridades que ajudarão a melhorar o clima e a relação entre todos.
Para isso, vale investir em pesquisa interna ou simplesmente conversar com os profissionais, ouvindo seus pontos de vista, aspirações e queixas.
Valorização do trabalho, transparência, mérito e motivação
Dê publicidade aos resultados regularmente. Geralmente, as pessoas se sentem inseguras quando lidam com desafios e o feedback sobre o desempenho ajuda a direcionar o foco.
Reconhecimento é essencial e premiações e recompensas fazem parte das estratégias de motivação. Valorize o esforço dando créditos, elogiando performances e motivando o time inteiro. Eles se sentirão parte importante dos ganhos do negócio, elevando sua autoestima.
Elogios são públicos, problemas, feedback negativo ou temas delicados devem ser tratados em privacidade. Os tratamentos devem ser iguais, independentemente do cargo que ocupam. Imparcialidade e sensibilidade mostram que não há privilégios ou desrespeito.
O investimento na gestão de pessoas, a promoção do entrosamento, do respeito e da amizade, além de proporcionar boas condições de trabalho, é uma fórmula que sempre traz bons resultados.
Ética e moral
Ética é distinguir entre o bom e o mau. Moral é decidir entre o certo e o errado. Entender quando usar uma e outra é fundamental para o exercício da liderança diante de um grupo que não escolheu trabalhar junto, reunido por suas habilidades individuais e independente de diferenças de opinião, visões, cultura ou comportamento.
Autoconhecimento
Reconheça seus limites, o impacto que causa nos outros e como suas atitudes podem ser entendidas numa aproximação ou diálogo. Administre suas atitudes e se comunique de forma franca, clara, direta, serena e respeitosa. Sua imagem real (como você realmente é) deve estar o mais próximo possível de sua imagem projetada (como as pessoas lhe veem) para que a pessoa entenda que seu interesse é genuíno, real.
Disponibilidade e estímulo
Os líderes setoriais devem ser acessíveis e disponíveis para tirar dúvidas, dividir inseguranças ou ouvir reclamações. É relevante manter-se próximo e falar com todos. Separe um dia para almoçar com algum colaborador ou reserve um horário para conversas informais, sempre com alguém diferente. É um encontro onde você vai prioritariamente ouvir.
Lazer
Criar pequenos eventos sociais, patrocinados ou não pela empresa, que reúnam as equipes informalmente são ótimos para incentivar relacionamentos. O importante é promover momentos descontraídos onde todos possam conversar e fortalecer a amizade. Nesses eventos, é importante a presença de todos os níveis hierárquicos para aproximar ainda mais os indivíduos. Evite assuntos de trabalho, é um momento para as pessoas interagirem, se conhecerem e para os líderes perfilarem seus colaboradores.

Você pode achar muitas variáveis, mas quanto mais delas você conseguir dominar e aplicar, melhor será seu relacionamento e por consequência, os resultados alcançados por sua equipe.
Administrar pessoas é uma arte e não há arte sem sentimento verdadeiro. 
É preciso uma longa reflexão do líder ou gestor para mudar seu mindset e buscar identificar as razões que dificultam o seu relacionamento interpessoal, bem como para desenvolver estratégias efetivas para superar o problema e avançar em suas relações. 
Geralmente, as respostas estão em situações mal resolvidas ou não superadas. Outros motivos são bloqueio emocional, timidez excessiva ou introspectividade que impedem o agir com segurança para criar vínculos positivos e duradouros com seus pares.
Se você não é organizado, como cobrar da equipe organização?
Se você não gosta de planejamento, como cobrar da equipe a obediência aos processos?
Se você não conhece o fluxo de trabalho da equipe e os limites naturais da realidade, como impor metas?
Se você não tem visão de negócio, como cobrar pesquisa, desenvolvimento e inovação?
Como diria Steve Jobs, se você não domina um assunto, contrate alguém que saiba mais que você.

Você pode obter ajuda no Sebrae ou através de seus cursos gratuitos on line - Liderança, como Desenvolver Times de Alta Performance