Equipes com performances expressivas resultam do empenho do gestor para a motivação de cada membro, porque é dela que vem o foco e o empenho em produzir mais e melhor.
Benefícios,
remunerações e desafios são importantes para atrair talentos, mas em pesquisa recente,
70% dos entrevistados apontam que os aspectos que realmente fazem diferença na
motivação e no desempenho, além de crucial para reter talentos são o ambiente
de trabalho e o relacionamento com chefes, líderes e com o grupo, nessa ordem de prioridade.
Para
promover o sentimento de pertencimento, use ações estratégicas de comunicação
para fortalecer a confiança, o engajamento e a transparência e, aqui vão
algumas dicas para tornar realidade esse sentimento.
Comunicação e Interação: desenvolva habilidades como o diálogo positivo, clareza
ao se expressar e ouvir na essência. O diálogo
e a livre expressão visam apoiar o desenvolvimento da capacidade de
criar vínculos e conexões verdadeiras, possibilitando que a pessoa se sinta
capacitada a interagir e expor suas ideias. Interação é bom para todos e gera
relações confiáveis.
Individualidade
e Liberdade: avalie as individualidades e leve-os a perceber o que há de bom nos outros e incentive que descubram qualidades,
talentos e competências em si e nos outros. Administre o nível de interferência
e supervisão, porque é preciso que os colaboradores se sintam à vontade
para executarem suas atividades da maneira que acharem mais produtivas, sempre
respeitando prazo e qualidade.
Percepção clara sobre insatisfações e expectativas: quebre
bloqueios e medos para que as pessoas se sintam confortáveis o suficiente para
construir relacionamentos sem muitas restrições ou formalismos. Compreenda
quais são os desejos, insatisfações e expectativas dos membros da sua
equipe. Tenha em mente as sugestões e os desconfortos de cada um e, em seguida,
estabeleça prioridades que ajudarão a melhorar o clima e a relação entre todos.
Para isso,
vale investir em pesquisa interna ou simplesmente conversar com os
profissionais, ouvindo seus pontos de vista, aspirações e queixas.
Valorização do trabalho, transparência, mérito e motivação
Dê
publicidade aos resultados regularmente. Geralmente, as pessoas se sentem
inseguras quando lidam com desafios e o feedback sobre o desempenho ajuda a
direcionar o foco.
Reconhecimento
é essencial e premiações e recompensas fazem parte das estratégias de motivação.
Valorize o esforço dando créditos, elogiando performances e motivando o time
inteiro. Eles se sentirão parte importante dos ganhos do negócio, elevando sua
autoestima.
Elogios são
públicos, problemas, feedback negativo ou temas delicados devem ser tratados em
privacidade. Os tratamentos devem ser iguais, independentemente do cargo que
ocupam. Imparcialidade e sensibilidade mostram que não há privilégios ou
desrespeito.
O
investimento na gestão de pessoas, a promoção do entrosamento, do respeito e da
amizade, além de proporcionar boas condições de trabalho, é uma
fórmula que sempre traz bons resultados.
Ética e moral
Ética é
distinguir entre o bom e o mau. Moral é decidir entre o certo e o errado.
Entender quando usar uma e outra é fundamental para o exercício da liderança
diante de um grupo que não escolheu trabalhar junto, reunido por suas habilidades
individuais e independente de diferenças
de opinião, visões, cultura ou comportamento.
Autoconhecimento
Reconheça
seus limites, o impacto que causa nos outros e como suas atitudes podem ser
entendidas numa aproximação ou diálogo. Administre suas atitudes e se comunique
de forma franca, clara, direta, serena e respeitosa. Sua imagem real (como você
realmente é) deve estar o mais próximo possível de sua imagem projetada (como
as pessoas lhe veem) para que a pessoa entenda que seu interesse é genuíno,
real.
Disponibilidade e estímulo
Os líderes
setoriais devem ser acessíveis e disponíveis para tirar dúvidas, dividir
inseguranças ou ouvir reclamações. É relevante manter-se próximo e falar
com todos. Separe um dia para almoçar com algum colaborador ou reserve um
horário para conversas informais, sempre com alguém diferente. É um encontro
onde você vai prioritariamente ouvir.
Lazer
Criar
pequenos eventos sociais, patrocinados ou não pela empresa, que reúnam as
equipes informalmente são ótimos para incentivar relacionamentos. O
importante é promover momentos descontraídos onde todos possam conversar e
fortalecer a amizade. Nesses eventos, é importante a presença de todos os
níveis hierárquicos para aproximar ainda mais os indivíduos. Evite assuntos de
trabalho, é um momento para as pessoas interagirem, se conhecerem e para os
líderes perfilarem seus colaboradores.
Você pode
achar muitas variáveis, mas quanto mais delas você conseguir dominar e aplicar,
melhor será seu relacionamento e por consequência, os resultados alcançados por
sua equipe.
Administrar
pessoas é uma arte e não há arte sem sentimento verdadeiro.
É preciso uma longa reflexão do líder ou gestor para
mudar seu mindset e buscar identificar as razões que dificultam o seu
relacionamento interpessoal, bem como para desenvolver estratégias efetivas
para superar o problema e avançar em suas relações.
Geralmente, as
respostas estão em situações mal resolvidas ou não superadas. Outros motivos
são bloqueio emocional, timidez excessiva ou introspectividade que impedem o
agir com segurança para criar vínculos positivos e duradouros com seus pares.
Se você não
é organizado, como cobrar da equipe organização?
Se você não gosta
de planejamento, como cobrar da equipe a obediência aos processos?
Se você não
conhece o fluxo de trabalho da equipe e os limites naturais da realidade, como
impor metas?
Se você não tem
visão de negócio, como cobrar pesquisa, desenvolvimento e inovação?
Como
diria Steve Jobs, se você não domina um assunto, contrate alguém que saiba mais
que você.Você pode obter ajuda no Sebrae ou através de seus cursos gratuitos on line - Liderança, como Desenvolver Times de Alta Performance
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