Cincopes

on 18 fevereiro 2019

PLANEJAMENTO - O FUTURO É HOJE

Ao encontrar esse vídeo na web, lembrei que em 1974, eu tinha na IBM meu segundo emprego formal, e mesmo trabalhando na área técnica, era difícil imaginar o papel que a tecnologia teria em nossa vida futura.
O ano de 2001 era presente em nossa vida apenas pelo sucesso do filme futurista "2001, Uma Odisséia no Espaço", fruto da parceria genial entre o próprio Arthur Clarke e o cineasta Stanley Kubrick.
2001 era um horizonte distante e difuso para um jovem de 17 anos. E jamais imaginei o ano de 2019, ou alguém na adolescência se imagina com 62 anos?
Hoje, esse horizonte de tempo é inimaginável, porque as mudanças acontecem em quatro ou cinco anos. Vinte e cinco anos representam um novo mundo, um novo jeito de ser, um novo jeito de viver, um novo ser humano, uma nova sociedade. 45 anos, então...
A IBM, protagonista no filme pela presença do supercomputador HAL, é um exemplo de como falta de visão do seu negócio e portfólio único ou reduzido são fatais para uma empresa.
Criadora do desktop, não teve visão de futuro e não entendeu o mercado, sendo superada por Microsoft e Apple. Num processo longo e doloroso, se reposicionou e voltou ao mercado com softwares, serviços corporativos e cloud service.
Alguém imagina o Google sendo apenas site de buscas? Ou a 99 com foco apenas na mobilidade? Ou o Facebook preocupado somente com uma rede social? Ou o Uber apenas transportando pessoas?
A sua sobrevivência depende de você entender realmente o mercado, inovar, ter inteligência estratégica, compreender o futuro para oferecer soluções ao seu cliente antes da concorrência, estar presente no seu dia a dia e posicionar sua marca baseado na relevância e constância.
Para entrar num negócio, você precisa entender seu cliente, mas isso não lhe garante sucesso, porque a sociedade é dinâmica, as necessidades e a concorrência mudam todos os dias. Você nasce para um consumidor e vende para outro.
Quando isso acontece? Se você não souber que seu público mudou, o que ele quer, onde ele está, você está pregando para surdos, gastando seu latim, jogando dinheiro fora. E se há faturamento, há um público, um cliente, um mercado que você tem a obrigação de conhecer e entender
Negócios geram negócios, sobrevivência e relevância para uma empresa e dão vida longa à marca.
O que nosso cliente vai querer amanhã? O que a concorrência vai fazer no ano que vem? Como será o mercado em que atuamos em três ou quatro anos?

Temos que pensar nisso agora, , porque o futuro é hoje.