Cincopes

on 02 setembro 2019

PLANEJAMENTO - ECONOMIA RECORRENTE: A NOVA FORMA DE GERIR UM NEGÓCIO

Se você nunca ouviu falar em economia da recorrência, corra para se informar porque é uma tendência mundial. Não é algo novo, mas se tornou muito importante para o sucesso de uma empresa.

Como o próprio nome diz, é uma forma de criar um relacionamento permanente com seu cliente gerando caixa sempre, através do consumo recorrente de seus produtos ou serviços. A única forma de você ativar essa economia é através da melhora dos serviços, produtos diferenciados que atendam necessidades e atendimento de primeira, um grande desafio para as empresas que buscam cada vez mais se afastar do contato direto com o cliente, usando calls centers e acabando com lojas físicas.

Você não sabe o que seu cliente quer e principalmente o que ele precisa, se estiver longe. Quando o cliente entra numa ferragem em busca de uma chave de fenda, não precisa da ferramenta, precisa apertar um parafuso. Se ele chama um carro de aplicativo, não precisa de um carro, precisa ir para ou sair de algum lugar. Em ambos os casos, há outras soluções (apertar com canivete, faca, moeda ou ir de bicicleta, carona, patinete etc) e o consumidor vai dar preferência para aquele que for mais conveniente, rápido, eficiente ou que lhe proporcionou a melhor experiência, de acordo com sua urgência ou capacidade.
Há várias maneiras de operacionalizar isso como planos mensais, planos de fidelidade, planos de milhas, plano de pontos, assinaturas mensais, cupons de descontos etc. Trocando em miúdos, o cliente vai fazer a assinatura de um serviço.

O foco das empresas deve estar no sucesso do cliente, o serviço oferecido deve realmente melhorar os resultados do consumidor e não apenas em obter satisfação com a solução.
Os consumidores buscam a melhor experiência e não desejam, necessariamente, serem donos de algo (economia compartilhada, mas esse será tema de outro post).

Você tem que estar preparado para manter um relacionamento permanente com o cliente, não só durante o momento da compra do produto ou uso do serviço.
Como resultado, você melhora o fluxo de caixa, personaliza e automatiza cobranças, se apodera de informações importantes sobre seu cliente com baixo custo, oferece funcionalidades que ele precisa, e às vezes nem sabe que precisa, aumenta o ticket médio do cliente e o torna um replicador, emprestando sua credibilidade à sua marca.

Não pode ser um negócio ruim ou Microsoft (aluguel de softwares), Netflix (aluguel de conteúdo), Spotfy (aluguel de conteúdo), Amazon (streaming), TAG (conteúdo literário) SexLog (conteúdo adulto) e agora a Uber (mobilidade), não estariam adotando.
Na esteira do sucesso da economia recorrente, surgiram empresas com ferramentas que ajudam na gestão de relacionamento como Rock Content, Superlógica, RD Station e Resultados Digitais que usam software como serviço (SaaS) e em cerca de dois anos chegaram a R$ 1 milhão de receita recorrente anual.
O negócio só é bom se você entender o seu negócio e souber quem é o seu cliente.