Cincopes

on 15 outubro 2019

POLÍTICA - EDUCAÇÃO: RESPEITO E PRIORIDADE

Hoje, 15 de outubro, é o Dia do Professor, e não por pura coincidência, muito próximo do Dia das Crianças.
No Brasil, nossos homens públicos sempre dizem que lutam por uma educação de primeiro mundo, mas na verdade, a temem e não estão preparados para ela.


Basta ver a reação às ações de Greta Thunberg, formada em escolas públicas onde a responsabilidade individual é incentivada e a participação na vida pública e provocada desde tenra idade.
Nossos adultos a ofendem porque sabem que ela é muito mais adulta que eles, graças a seus pais que foram educados da mesma forma e graças a uma sociedade pluralista, solidária e democrática.
Acusam a jovem sueca de ser manipulada, como se jovens que têm acesso à educação de qualidade fossem ingênuos, inocentes e preconceituosos como eles.
A acusam de autista, como se fosse ofensa, quando na verdade eles é que são autistas sociais, vivem em seu próprio mundo, cercado por seus preconceitos, medos e ódios.
Sou sexagenário e sei que minha parte nesse mundo de hoje é muito pequena, já estou mais próximo da porta de saída do que a de entrada, mas deixo filhos e, principalmente, netos que decidirão que mundo eles terão. Não tenho mais voz ativa no processo. Fiz minha parte educando pelo exemplo e orientando quando solicitado. Eles têm a obrigação e condições de fazerem um mundo que nem imagino qual será, motivo pelo qual luto com os da minha geração para que entendam, pensem e não atrapalhem.
Somos governados por cidadãos que cantaram o hino nacional na escola, fizeram fila para entrar em sala e ficaram em pé para a entrada do professor. São exemplos de boas intenções não funcionam e, voltando sobre nossos passos errados, estamos tentando, de novo, estragar o futuro.
Olhemos para a educação que forjou as Gretas. Para os conceitos pedagógicos aplicados, para o sistema educacional maduro e inclusivo, para o respeito ao professor, para a prioridade real à educação. Ficarão surpresos de como essa pedagogia tem a ver com o Brasil. Uma pedagogia que nunca conseguiu ser aplicada aqui, porque educação jamais foi assunto sério. Educação dá tanto medo ao poder, quanto a transparência dá ao corrupto.
O professor merece respeito e a educação merece prioridade.
Pra não dizer que esse texto é muito amargo, meu doce abraço em cada professor.