Cincopes

on 03 agosto 2020

PROSA - E NÃO É QUE EXISTIA!

“Não criei o fascismo, apenas tirei do subconsciente dos italianos”, Benito Mussolini

A Constituição de 1988 foi pensada pelos legisladores para ser realmente cidadã, mas desde a Constituinte que muitos grupos vêm tentando limitar ou deturpar sua aplicação. Lutaram contra alguns pontos, deturparam outros e empurraram para a regulamentação posterior ou enviaram para legislação ordinária outro tanto.


Se nossa Constituição estivesse completamente regulamentada, os conselhos propostos funcionassem e as agências de regulação não fossem aparelhadas, teríamos um outro Brasil.

Nossas leis são boas, mas o povo... E generalizo sem medo, porque teimamos em culpar políticos, agentes públicos e servidores, mas as eleições colocaram à luz quem é o brasileiro e a pandemia escancarou o preconceito, o elitismo, o reacionarismo e a ignorância dentro de nós.

A piadinha no bar não era piadinha.

A observação não era irônica.

A comparação inocente na verdade era maldosa.

As pessoas que criticavam as lutas de indígenas, negros, gays, mulher, meio ambiente, idosos e outras, negando a existência desses problemas graves, na verdade praticavam a segregação, disfarçada em discursos de “igualdade” e “liberdade de expressão”.

Descobri que o veemente discurso negacionista, com raríssimas exceções, na verdade é a afirmação de uma realidade secular.

Como disse Umberto Eco, “a internet deu voz aos imbecis”. Lá encontraram lugar para se reunir e amplificar o discurso retrógrado, que idolatra a sociedade vigente no meio do século passado.

Todo grupo tem um líder e nesse tipo de grupo, o papel sempre é exercido por um oportunista, espertalhão. E eles descobriram e treinaram arautos, que criaram o espirito de porco, ops!, de corpo, e finalmente saíram as ruas. Pior, foram às urnas!

O dano causado ao país levará décadas para ser superado.

As novas gerações devem estar olhando com espanto pra esses malucos que cuidam muito mais da vida dos outros do que da sua.

Sem a gente parar e se reciclar como seres humanos, nunca seremos um país com democracia forte e sociedade justa.