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on 14 outubro 2021

PLANEJAMENTO - ONE ON ONE, USE A PSICOLOGIA PARA MELHORAR SUA ESTATÍSTICA

Uma pessoa sozinha é uma incógnita (psicologia). Ela em grupo é uma certeza matemática (estatística).

Uma das melhores formas do líder entender e tirar o melhor de cada membro de sua equipe é a prática sistemática do One on One, um contato pessoal e informal com o liderado.

Há muitas maneiras de aplica-la, mas vou falar de minha experiência pessoal que tem dado resultados bastante satisfatórios, seja com equipes ou na mentoria. Não é uma fórmula mágica, depende muito do perfil do líder e sua capacidade de usar rapport e inteligência emocional na avaliação, feedback e PDI para alinhamento de expectativas e entrega de tarefas de acordo com as habilidades, competências, atitudes e experiências de cada membro do time.

One on one não deve ser usado para cobrar ou monitorar desempenho em relação a tarefas ou metas. Deve ser periódico, um exercício de conhecimento mútuo e descoberta de habilidades e competências que não são usadas no dia a dia.

Antes de entrar no foco principal, uma dica sobre Rapport e Inteligência Emocional, que muitos acham ser a mesma coisa. Diferenças não observadas, podem prejudicar o resultado do trabalho.

Rapport envolve contato visual permanente para eficácia da observação da linguagem corporal e expressões faciais. Você tem que criar conexões, ser humano, empático e evitar interrupções. É a técnica de analisar o outro para construir argumentos sólidos e oferecer valor.

Inteligência Emocional é conhecer as próprias emoções, entender sentimentos - seus e dos outros, aprender a lidar com emoções negativas, administrar sua ansiedade, buscar novos aprendizados, ter automotivação e autoconfiança, ser empático e construir relacionamento interpessoal sólido e franco. É administrar suas atitudes e seu comportamento.

Rapport é sobre o outro. Inteligência emocional é sobre você.

Prepare-se sempre e evite o ambiente de trabalho, exceto se o colaborador é veterano na empresa, conhece a política de pessoal, tem fácil diálogo e alguma vivência dentro da equipe.

Evito perguntas diretas, é um diálogo com informações pinçadas do contexto, provocadas em réplicas e aprofundadas em tréplicas, sem as características de um interrogatório ou entrevista.

Ele é mais eficaz no cafezinho, no bate papo informal, num almoço pessoal ou em grupo. E deve focar na visão pessoal do profissional, principalmente quanto a ele, ao time, ambiente de trabalho, liderança e, excepcionalmente, da empresa. Algumas sugestões:

SOBRE ELE

Descubra porque e por quem trabalha; seus planos, aspirações profissionais, hobbies, filosofia de vida, pensamento político; fraquezas profissionais a serem aprimoradas num PDI; temas que o desafiam; o que ele acha que a empresa espera dele e quais de suas habilidades foram importantes ou decisivas em sua contratação. As respostas sobre esses últimos pontos podem surpreender o líder e o colaborador.

SOBRE O TIME

Como ele se sente em relação ao time; algum membro o inspira; qual seu parceiro favorito para cumprir uma tarefa; o que pensa sobre trabalhar em grupo; que ajustes faria na forma do time trabalhar junto; como é sua interação com os colega; sua avaliação sobre o trabalho colaborativo do time; se está preparado para fazer parte de um squad; como vê o relacionamento do time com outros departamentos; opinião sobre alguma situação específica ou metas, por exemplo.

SOBRE O LÍDER

O que pensa que o líder espera dele; no que o líder pode facilitar sua vida; o que ele acha e o que ele mudaria no estilo de liderança; o que o líder pode fazer para que o ambiente seja leve e divertido, em que o apoio do líder é importante ou facilitador de seu trabalho; ele realmente conhece o líder e qual pergunta faria ao líder sobre vida pessoal e profissional.

Todas as respostas devem ter um porquê, pois no cruzamento das respostas do time estará a solução à melhoria da capacidade do time em alcançar metas e chegar ao sucesso.

O One on One não é um fim, mas o início do seu trabalho para encaminhar soluções e aprimorar processos. Deve ser periódico porque é, também, um retro alimentador do sistema.

Como na frase sob o título, use a psicologia para melhorar sua estatística.

Conhecer a pessoa faz o líder gerenciar melhor o profissional, porque gestão é isso, RELACIONAMENTO COM PESSOAS!