Uma pessoa sozinha é uma incógnita (psicologia). Ela em grupo é uma certeza matemática (estatística).
Uma das melhores formas do líder entender e tirar o melhor de cada membro de sua equipe é a prática sistemática do One on One, um contato pessoal e informal com o liderado.
Há muitas maneiras de aplica-la, mas vou falar de minha experiência pessoal que tem dado resultados bastante satisfatórios, seja com equipes ou na mentoria. Não é uma fórmula mágica, depende muito do perfil do líder e sua capacidade de usar rapport e inteligência emocional na avaliação, feedback e PDI para alinhamento de expectativas e entrega de tarefas de acordo com as habilidades, competências, atitudes e experiências de cada membro do time.
One on one não deve ser usado para cobrar ou monitorar desempenho em relação a tarefas ou metas. Deve ser periódico, um exercício de conhecimento mútuo e descoberta de habilidades e competências que não são usadas no dia a dia.
Antes de entrar no foco principal, uma dica sobre Rapport e Inteligência Emocional, que muitos acham ser a mesma coisa. Diferenças não observadas, podem prejudicar o resultado do trabalho.
Rapport envolve contato visual permanente para
eficácia da observação da linguagem corporal e expressões faciais. Você tem que
criar conexões, ser humano, empático e evitar interrupções. É a técnica de
analisar o outro para construir argumentos sólidos e oferecer valor.
Inteligência
Emocional é conhecer as próprias
emoções, entender sentimentos - seus e dos outros, aprender a lidar com emoções
negativas, administrar sua ansiedade, buscar novos aprendizados, ter
automotivação e autoconfiança, ser empático e construir relacionamento
interpessoal sólido e franco. É administrar suas atitudes e seu comportamento.
Rapport é sobre o outro. Inteligência
emocional é sobre você.
Prepare-se
sempre e evite o ambiente de trabalho, exceto se o colaborador é veterano na
empresa, conhece a política de pessoal, tem fácil diálogo e alguma vivência
dentro da equipe.
Evito
perguntas diretas, é um diálogo com informações pinçadas do contexto,
provocadas em réplicas e aprofundadas em tréplicas, sem as características de
um interrogatório ou entrevista.
Ele é mais
eficaz no cafezinho, no bate papo informal, num almoço pessoal ou em grupo. E
deve focar na visão pessoal do profissional, principalmente quanto a ele, ao
time, ambiente de trabalho, liderança e, excepcionalmente, da empresa. Algumas
sugestões:
SOBRE ELE
Descubra
porque e por quem trabalha; seus planos, aspirações profissionais, hobbies,
filosofia de vida, pensamento político; fraquezas profissionais a serem
aprimoradas num PDI; temas que o desafiam; o que ele acha que a empresa espera
dele e quais de suas habilidades foram importantes ou decisivas em sua
contratação. As respostas sobre esses últimos pontos podem surpreender o líder
e o colaborador.
SOBRE O TIME
Como ele se
sente em relação ao time; algum membro o inspira; qual seu parceiro favorito
para cumprir uma tarefa; o que pensa sobre trabalhar em grupo; que ajustes
faria na forma do time trabalhar junto; como é sua interação com os colega; sua
avaliação sobre o trabalho colaborativo do time; se está preparado para fazer
parte de um squad; como vê o relacionamento do time com outros
departamentos; opinião sobre alguma situação específica ou metas, por exemplo.
SOBRE O
LÍDER
O que pensa
que o líder espera dele; no que o líder pode facilitar sua vida; o que ele acha
e o que ele mudaria no estilo de liderança; o que o líder pode fazer para que o
ambiente seja leve e divertido, em que o apoio do líder é importante ou
facilitador de seu trabalho; ele realmente conhece o líder e qual pergunta
faria ao líder sobre vida pessoal e profissional.
Todas as
respostas devem ter um porquê, pois no cruzamento das respostas do time estará
a solução à melhoria da capacidade do time em alcançar metas e chegar ao
sucesso.
O One on One
não é um fim, mas o início do seu trabalho para encaminhar soluções e aprimorar processos. Deve ser periódico porque é, também, um retro
alimentador do sistema.
Como na
frase sob o título, use a psicologia para melhorar sua estatística.
Conhecer a pessoa faz o líder gerenciar melhor o profissional, porque gestão é isso, RELACIONAMENTO COM PESSOAS!
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