Cincopes

on 02 maio 2022

PLANEJAMENTO - DIA DO TRABALHO

Nesse 1º de maio, lembrei de uma lenda japonesa intitulada “A Mendiga e o Samurai” que se ajusta como uma luva na gestão de pessoas.

Reza a lenda que um samurai buscava uma noiva e apareceram dezenas de mulheres, lindas, poderosas, princesas, nobres, com dotes vultosos, mas nenhuma tocou seu coração. Até que uma mendiga ousou entrar no castelo e se disse por ele apaixonada. O samurai duvidou e ela fez a proposta de sentar na varanda externa do castelo e passar cem dias sem comer e só com a roupa do corpo, suporta as intempéries, como prova de seu amor.

Durante 99 dias, 23 horas e 59 minutos, ela suportou vento, chuva, fome, frio. Faltando um minuto para o prazo final, desistiu. Nada disse, apenas levantou e foi embora.

Ao chegar em casa, seu pai, perplexo, perguntou porque desistira faltando tão pouco. Ela respondeu que um homem que era incapaz de demonstrar um mínimo de afeto, um segundo de interesse e que poderia ter entendido seu amor no décimo, vigésimo ou nonagésimo dia, libertando-a de sua promessa e sacrifício, não merecia seu amor.

É assim com seu time. Um colaborador que pede para sair não quer deixar a sua empresa, ele quer deixar:

- Falta de perspectiva;

- Processos que não funcionam;

- Subutilização;

- Disparidade entre sua capacidade e a contrapartida financeira;

- Ambiente tóxico;

- Dois pesos e duas medidas;

- Falta de treinamento;

- Falta de feedback.

Um líder identifica potencialidades e cria ambiente para que o colaborador se desenvolva num crescimento pessoal e em benefício da empresa.

A pessoa que "não para em lugar algum" muitas vezes é a pessoa que não acha "lugar algum" para se desenvolver e ser aproveitada na plenitude de suas capacidades.

Você já ouviu a frase “está no lugar errado”. Pense se ele não está com o líder errado.


 
x