Cincopes

on 25 agosto 2022

PLANEJAMENTO - AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL

Se pensar só no agora, o futuro nos atropela.

Se há uma área que me atrai e satisfaz é novos negócios, fazer projetos e pensar o amanhã.

Não existe negócio para o agora! Todos devem ser desenhados para ter uma vida, crescer, desenvolver, ter futuro, ser e fazer mais.

Quando falamos de ambidestria organizacional, falamos da capacidade de descobrir onde estão suas diferentes fontes de valor, entender o macro para ter a capacidade de gerenciar, simultaneamente, objetivos de curto e longo prazo. É gerir a inovação com os pés no presente e a cabeça no futuro.

Usando um exemplo de TI, é desenvolver um software, uma solução, com uma visão de futuro. Sem uma base sólida, escalável e modular, você terá que desenvolver um sistema totalmente novo, periodicamente, ao invés de agregar soluções, plug ins, features e novas aplicações sobre um alicerce robusto, flexível e adaptável.

Seu negócio é um sistema desenhado para crescer e se perpetuar num mundo onde as mudanças acontecem muito rápido. O novo de hoje é o velho de amanhã.

O gestor deve que estar preparado para implementar lógicas distintas no dia a dia da empresa, uma difícil tarefa que exige bom senso e ousadia. O domínio de processos conhecidos dá a sensação de eficiência e segurança, ao contrário da inovação, um terreno desconhecido, cheio de imperfeições e incertezas.

Você experimenta, explora e busca a inovação ao mesmo tempo em que melhora seus processos e aprimora produtos existentes. Todos os lados do cérebro estão envolvidos no gerenciamento de recursos, competências e interesses, buscando resultados em ritmos e tempo diferentes.

AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL exige pensamento estratégico, visão sistêmica e a capacidade de avaliar e projetar cenários.

Pode dar um certo receio, mas estufa o peito, levanta a cabeça e vai.