Cincopes
Cincopes ›

on 21 abril 2016

POLÍTICA - LISTA ABERTA E RENOVAÇÃO

CAMPANHAS PROPORCIONAIS

LISTA ABERTA E A RENOVAÇÃO

No Brasil adotamos o sistema proporcional de lista aberta, onde a posição do candidato na lista depende exclusivamente da sua votação pessoal e da transferência dos votos de outros candidatos do mesmo partido ou coligação (coeficiente eleitoral).

O sistema se chama lista aberta porque o partido não tem qualquer ingerência na definição dos eleitos, pois a soma da votação nominal e na legenda (partido e nominata) é que definem a posição. Os candidatos com mais votos individuais têm mais chances de serem eleitos ou reeleitos, e possivelmente, ajudem a eleger outros que não tenham conseguido alcançar o coeficiente exigido.

O índice de renovação nas eleições tem se mantido entre 40% e 50%, mas neste ano qualquer previsão é um chute. Assim como os que estão exercendo o mandato, os novos terão dificuldades em cativar e mobilizar o eleitor, em virtude do quadro político vivido no país.

Tomando Porto Alegre como exemplo, nas eleições de 2012, este índice foi de 47% na Câmara Municipal e se repetiu na maioria dos municípios gaúchos.

O termo renovação é retórico, porque nem sempre os eleitos são novos nomes, principalmente nos partidos conservadores, onde é comum a volta de parlamentares ou a eleição de filhos e netos.

Observando as eleições nos últimos vinte anos, constatamos que a renovação de nomes e lideranças são uma característica dos partidos de esquerda.