Cincopes

on 16 julho 2016

POLÍTICA - AINDA HÁ TEMPO PARA SUA CAMPANHA NÃO COMEÇAR ERRADA

Uma boa pesquisa e planejamento profissional reduzem em cerca de 30% o custo total de uma campanha.

Você está entrando numa disputa onde a vitória é uma exceção e a derrota é o prêmio à maioria dos concorrentes. Numa visão geral, ao analisar as campanhas individualmente, notamos que os derrotados gastam mais tempo e recursos, mesmo não sendo as mais caras.
Este ano, mudanças nas regras trouxeram algumas incertezas e limitaram os recursos, o que obrigou priorizar a organização e planejamento para tornar a candidatura competitiva, potencializar recursos e reforçar a mobilização.
A máquina de uma campanha eleitoral é similar a montar uma empresa com data de encerramento de suas atividades e com dia e hora para entregar seu produto. Isso é um desafio organizacional sem proporções, assim como o risco do sucesso, e o resultado depende muito da sua capacidade de escolher e colocar as pessoas certas nos lugares certos.
Nesse processo você tem a captação de recursos (capital), pesquisa (informações), estratégia (objetivos), formatação da candidatura (produto), tática (área e forma de atuação), comunicação (publicidade), mobilização (distribuição e logística) e coordenação da campanha (gerenciamento).
A necessidade de independência ou profissionalismo na coordenação se deve ao emocionalismo que pode levar à decisões impulsivas, passionais e casuísticas num momento em que é fundamental o equilíbrio, o racionalismo e o respeito à estratégia definida.
A escolha dos profissionais é uma decisão pessoal e intransferível do candidato porque ele é o único que ganha ou perde tudo. Deve ser um profissional que suporte a pressão crescente, principalmente com a proximidade do grande dia e variáveis como pesquisas desfavoráveis, conflitos internos, falta de recursos, ataques e contra-ataques e outros fatos comuns em uma disputa.
O profissional deve ter a confiança do candidato e do conselho político, administrar conflitos e, encaminhar soluções sem afetar o candidato, além de ser reconhecido pela equipe por sua liderança.
Se a campanha não manter o foco, o adversário é que vai pautar sua atuação e você terá que competir na defensiva, o que fatalmente fragiliza qualquer candidatura.
Ainda é tempo de você revisar seu planejamento, aparar arestas e corrigir rumos, porque a vitória é da equipe, mas a derrota é do candidato.

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