Num
momento favorável do mercado com a consequente conquista de bons resultados é natural
pensar que “em time que está ganhando não se mexe”.
CUIDADO!
Isso pode disfarçar o início de uma crise e mascarar a necessidade de troca de
rumos ou objetivos.
Time
que está ganhando, um dia perde, e isso pode acontecer no pior momento, no auge
da crise.
A
maneira mais fácil de ser arrastado pela crise ou sucumbir no mercado é a
rotina, o conformismo, o comodismo, o excesso de autoconfiança, a preocupação
só com metas, o menosprezo à concorrência, não ter visão de futuro e subestimar
o cliente. Às vezes apenas um deles, em
outras, tudo junto e misturado.
Descubra
primeiro se o que você precisa é Mudança
ou Transformação para o seu crescimento,
que por si só já é uma mudança. Ambos são processos inevitáveis no mundo dos
negócios, por sua livre escolha ou por imposição da realidade.
O
desafio é tentar fazer mais, melhor, com menos custos e maior valor agregado.
Além de entregar o que seu cliente quer, forneça o que ele precisa,
surpreendendo ao oferecer mais do que ele imagina. Seja parceiro e entenda seu
negócio, sugerindo soluções e inovações.
Tenha
consciência que seus produtos ou serviços tem vida limitada, porque sempre vai
surgir alguém que faz melhor, mais barato e mais rápido do que você. Além da
tecnologia que cria novas necessidades e extingue outras.
As
pessoas costumam ver inovação relacionada à tecnologia, mas a inovação é também
necessária nas pessoas. Elas inovam e se renovam quando participam e são
reconhecidas em seus esforços. Discutir com a equipe, compartilhar informações,
traçar metas conjuntas e fazer com que a equipe entenda os objetivos da empresa
e as necessidades dos clientes faz um time.
Incentive
seus funcionários a ter vida familiar, social, praticar esportes e faça
campanhas ou convênios que motive-o a se qualificar, porque o ser humano é
inteiro, se o todo não está bem, o funcionário está mal.
Você pode escolher mudar,
se transformar ou o mundo vai lhe obrigar a isso.
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