É melhor investir um mês
planejando do que perder um ano
lamentando.
Planejamento é uma palavra que assusta algumas pessoas que
desconhecem sua importância tanto para a gestão, ambiente, operação e
financeiro da empresa.
Hoje, trago um exemplo prático da importância do
planejamento e organização.
O Departamento
de Novos Negócios do Garupa é responsável pelo atendimento dos
sócios operadores no Brasil inteiro. Para quem não conhece, o Garupa é
uma plataforma de intermediação digital que opera na área de
mobilidade urbana e tem um modelo de negócio em que um empreendedor local,
o sócio operador, é o responsável pela operação e relacionamento
local com os clientes, comunidade, imprensa, poder público e nossos parceiros
motoristas, em sua cidade ou região.Para atender e apoiar os sócios operadores, montamos uma equipe enxuta, qualificada, motivada e comprometida. Como o departamento começou a ser montado em janeiro de 2018 e a equipe só foi completada em março de 2019, a falta de dados e tempo para fazer um planejamento nos fez optar, em maio desse ano, por um Plano de Ação, que cumprimos quase 100%, faltando um mês para o final do ano.
O Departamento de Novos Negócios replica a estrutura Garupa dentro do Garupa, isto é, fizemos a inclusão de mais de 50 sócios e os acompanhamos na formulação, controle e suporte nas questões referentes a contratos, desempenho, marketing, financeiro, jurídico, gerencial, institucional e operacional.
Equipe NN, do Garupa, da esq para dir: Rafael Oliveira, William Legg,
Fernando Eich,
Fernanda de Carvalho, Gilnei Langhinotti, Bruna Ribeiro, Bil Lara e Thiago Perdomo (offline)
Fernanda de Carvalho, Gilnei Langhinotti, Bruna Ribeiro, Bil Lara e Thiago Perdomo (offline)
Mensalmente, são mais de 2500 e-mails de trabalho, gerenciamento de mais de 200 tickets de demandas, acompanhamento de dezenas de grupos de whats app de todo o Brasil e administração de outros 6. Geramos mais de 50 relatórios mensais e temos mais de uma dezena de indicadores setoriais e de desempenho. Desenvolvemos e sugerimos campanhas de marketing para os sócios, publicamos informativos e geramos conteúdos digitais, fazemos o treinamento e a imersão dos novos sócios e seus colaboradores, ajudamos na sua estratégia de operação (suporte, processos, treinamento web e in company, análise) e apoiamos na logística e no desenvolvimento de suas estratégias de comunicação. Sem esquecer as incontáveis horas ao telefone, porque uma ligação de suporte nunca dura menos de 15 minutos.
Os números alcançados pelos sócios operadores
mostram que estamos no caminho certo. Em maio de 2018, os sócios eram
responsáveis por 28% do total de corridas/mês, e em novembro
de 2019, chegaram aos 81%.
Em nosso Plano de Ação, previmos o
aumento da demanda e nos preparamos. Não há correria, bate cabeça ou atropelo.
As tarefas e rotinas são cumpridas num ambiente alegre e saudável, com
liberdade e autonomia. Todos têm liberdade para propor e, às
vezes, sou surpreendido com resultados de iniciativas que não precisaram de meu
aval. A experiência individual é usada para facilitar o trabalho
do grupo.
Criamos ferramentas de controle e temos
um fluxo de informação em canais específicos, de acordo com
a urgência, relevância e a necessidade de
preservar dados para análise e feedback. O
acompanhamento dos resultados, seja corrente ou periódico, são fundamentais
para ajustes e correções quase que imediatas. Investimos na qualificação dos
parceiros e temos um círculo de troca de informações entre os sócios que
permite que preocupações, sucessos e equívocos sejam compartilhados.
Esse esforço resultou na alta performance dos
sócios, tanto no desempenho quanto nos resultados,
assim como na transferência de experiência aos novos.
Lembrando a Curva de Greiner, temos que
respeitar tempo e cenário para que a ânsia pelo resultado imediato não coloque
a empresa no risco clássico, crescer ou inchar, onde só há dois caminhos.
Explodir ou recuar dez passos.
O Planejamento 2020 está sendo
desenhado com mais informações, conhecimento do negócio
e do ambiente competitivo. Deixa mais clara a diferença entre
agilidade e rapidez, eficiência e eficácia, para que desempenho e resultado
andem no mesmo ritmo. Tenho certeza que o Plano de Ação resultante
do Planejamento será cumprido novamente, trazendo melhores resultados em 2020.
Planejamento é
fundamental para a área de inteligência da empresa.
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