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on 06 dezembro 2019

PLANEJAMENTO - CURVA DE GREINER - FASE 3

FASE 3

CRESCIMENTO ATRAVÉS DA DELEGAÇÃO E CRISE DE CONTROLE

A CURVA DE GREINER acompanha as várias etapas do crescimento, do início à maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições de Greiner são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e desaparecem em um curto espaço de tempo.

Identificar em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.

 

CRESCIMENTO ATRAVÉS DA DELEGAÇÃO

Para a empresa continuar a crescer, os fundadores são obrigados a dar aos gestores mais liberdade para a tomada de decisão e voltam seus esforços para a estratégia de longo prazo.

Esse momento tem como característica o dinamismo. A estrutura organizacional passa a ter uma gestão descentralizada, as gerências médias e os supervisores ganham mais responsabilidades, bônus são ferramentas de motivação aos funcionários e a vivência setorial e as experiências dos colaboradores norteiam a gestão.

Como a empresa é um ser vivo, à medida que a empresa cresce, seus componentes se tornam mais independentes.

Essa é a fase onde o Planejamento Estratégico da empresa, que deve ser construído, divulgado e compartilhado por todos os colaboradores, é mais útil. Capacitada para a tomada de decisão e com maior autonomia e incentivos, a média gerência tende a ter maior penetração nos mercados, agilidade no atendimento aos clientes, além de ajudar a desenvolver novos produtos e serviços. 

CRISE DE CONTROLE
A estrutura da organização vai-se tornando mais independente e a direção entra numa crise de controle.

O Planejamento Estratégico não é garantia para que a crise não ocorra, mas torna essa etapa menos conflituosa.

É um momento em que, apesar de eficiente, a média gerência atua sem planejamento de alto nível, os setores estão pouco integrados com as demais áreas da organização, surgem problemas de coordenação e comunicação e o desenvolvimento geral não é uniforme.

A gestão do budget se torna difícil por falta de critérios claros dos gestores sobre prioridades. Há uma grande confusão quanto ao que é principal, essencial e fundamental. 

Os executivos da empresa têm estilos próprios e os acionistas, utilizando novas técnicas de coordenação, tentam retomar o controle através de uma gestão centralizada e integrada, definem regras para alinhar os procedimentos, sem interferir no papel dos gestores.

Enquanto tentam superar a crise, os controladores do negócio enfrentam um dilema, uma importante decisão estratégica: continuar crescendo ou limitar o crescimento?

 

Nos artigos seguintes, vou me deter um pouco em cada uma das próximas três fases.
Próximo artigo:           
CURVA DE GREINER – FASE 4 - Crescimento através da Coordenação e Crise de Burocracia