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on 26 julho 2021

PLANEJAMENTO - CURVA DE GREINER - FASE 4

FASE 4


CRESCIMENTO ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO E CRISE DE BUROCRACIA

A CURVA DE GREINER acompanha as várias etapas do crescimento de uma empresa, do início à maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições de Greiner são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e desaparecem em um curto espaço de tempo.
Identificar em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.

 

CRESCIMENTO ATRAVÉS DA COORDENAÇÃO

Alcançar o status de empresa de médio ou grande porte traz a necessidade de organização de processos, centralização de decisões e os gestores/acionistas voltam a centralizar a supervisão e a coordenação das atividades. Sistemas estruturados passam a fazer parte do dia a dia organizacional. A responsabilidade pela implementação e administração é delegada à alta gerência.

Surgem grupos substituindo as unidades descentralizadas, a revisão do planejamento estratégico passa a ser sistemática, surgem novos níveis gerenciais para estruturar programas corporativos e controlar as gerencias operacionais.

Na gestão financeira, são criadas contas de investimento para fomento setorial e o retorno do investimento é reinvestido na área, o setor de controladoria assume papel importante e as operações rotineiras são descentralizadas.

Como incentivo aos funcionários, é implantada a divisão de lucros e opção de ações, dando aos colaboradores uma visão da organização como um todo.

O sistema de coordenação centralizado tem se provado uma eficiente ferramenta para alocação dos recursos da empresa, fazendo com que gerentes operacionais enxerguem além das suas necessidades locais.

Todo este formalismo nos processos e nas regras faz com que a organização entre numa crise de burocracia.

CRISE DE BUROCRACIA

A burocracia, gradualmente, leva a falta de confiança entre o nível operacional, supervisão e a gerência das unidades em relação à matriz. O excesso de procedimentos e padrões engessam o negócio e todos criticam a burocracia. A solução de problemas e a inovação demandam mais tempo, prejudicando a agilidade em enfrentar a concorrência e as necessidades do mercado. A organização se torna muito grande e complexa para ser gerenciada através de programas e sistemas rígidos.

 

Nos artigos seguintes, vou me deter um pouco em cada uma das próximas duas fases.

Próximo artigo:               

CURVA DE GREINER – FASE 5 - Crescimento Através da Colaboração e Crise Interna