FASE 5
CRESCIMENTO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO E CRISE INTERNA
A
CURVA DE GREINER acompanha as várias etapas do crescimento de uma empresa,
do início à maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições
de Greiner são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em
um mundo conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma
crise e outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e
desaparecem em um curto espaço de tempo.
Identificar em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.
CRESCIMENTO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO
O aumento da empresa impõe o surgimento da
burocracia com a reorganização das equipes em busca de eficiência, produzindo
mais e melhores informações. Essa estrutura evolui para grupos de trabalho
multifuncionais (squads) que reduzem os mecanismos de controle e melhoram o tratamento
de dados. Surgem os incentivos às equipes.
Em meio à burocracia, as equipes buscam eficiência
e produzem mais informações, que serão tratadas por sistemas de informação,
evitando que a burocracia interfira no ritmo de crescimento da empresa.
Nesta fase, há um incentivo constante ao espírito
de colaboração e confiança entre os colaboradores e equipes. O departamento de
recursos humanos é fundamental, montando uma estratégia que motive a integração
pessoal, incentive a aceitação de diferenças interpessoais, reforce o espírito
de organização e permita que o colaborador tenha uma visão mais definida do
negócio.
As equipes devem ser multifuncionais com foco na solução de problemas e
as recompensas devem ser direcionadas ao time, não individualmente.
A alta gerência deve estar mais próxima das unidades descentralizadas,
mais presente no dia a dia, ter acesso às informações em tempo real para
facilitar a tomada de decisão e ter um comportamento mais flexível.
Com esta nova estrutura, em que há maior incentivo
à espontaneidade de cada colaborador, ocorre um retorno àquela informalidade
encontrada no início da organização. Diante disso, surge a crise de
crescimento, em que a própria empresa passa a desafiar seus limites.
CRISE INTERNA
Os gestores têm que se conscientizar
que ela não pode gerar todas as soluções e join venture, venture building,
convênios ou parcerias é a única maneira dela superar obstáculos com agilidade
e baixo custo.
Greiner cita que o motivador da próxima crise pode ser a saturação das
pessoas em virtude da pressão por soluções inovadoras e excesso de trabalho em
times. A convivência sobre pressão desgasta o relacionamento e a busca por
soluções é prejudicada. Ambientes leves e descontraídos é que facilitam a
geração de ideias e o fluxo de informação pertinente.
O modelo de Greiner identifica comportamentos similares entre diferentes
corporações assim que elas crescem.
Independente do modelo, saber em que estágio a empresa se encontra e
identificar os prováveis cenários futuros (crises ou oportunidades) irá ajudar
a empresa a se preparar para competir em melhores condições em seu mercado de
atuação.
No artigo seguinte, vou me deter na sexta e última fase.
Próximo artigo:
CURVA DE GREINER – FASE 6 - Crescimento Através de Alianças e Crise de Identidade
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