Cincopes

on 26 julho 2021

PLANEJAMENTO - CURVA DE GREINER - FASE 5

FASE 5

CRESCIMENTO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO E CRISE INTERNA

A CURVA DE GREINER acompanha as várias etapas do crescimento de uma empresa, do início à maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições de Greiner são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e desaparecem em um curto espaço de tempo.

Identificar em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.


CRESCIMENTO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO

Novos papeis, novos colaboradores e novas rotinas levam os departamentos a iniciarem uma era de colaboração mútua.

O aumento da empresa impõe o surgimento da burocracia com a reorganização das equipes em busca de eficiência, produzindo mais e melhores informações. Essa estrutura evolui para grupos de trabalho multifuncionais (squads) que reduzem os mecanismos de controle e melhoram o tratamento de dados. Surgem os incentivos às equipes.

Em meio à burocracia, as equipes buscam eficiência e produzem mais informações, que serão tratadas por sistemas de informação, evitando que a burocracia interfira no ritmo de crescimento da empresa.

Nesta fase, há um incentivo constante ao espírito de colaboração e confiança entre os colaboradores e equipes. O departamento de recursos humanos é fundamental, montando uma estratégia que motive a integração pessoal, incentive a aceitação de diferenças interpessoais, reforce o espírito de organização e permita que o colaborador tenha uma visão mais definida do negócio.

As equipes devem ser multifuncionais com foco na solução de problemas e as recompensas devem ser direcionadas ao time, não individualmente.

A alta gerência deve estar mais próxima das unidades descentralizadas, mais presente no dia a dia, ter acesso às informações em tempo real para facilitar a tomada de decisão e ter um comportamento mais flexível.

Com esta nova estrutura, em que há maior incentivo à espontaneidade de cada colaborador, ocorre um retorno àquela informalidade encontrada no início da organização. Diante disso, surge a crise de crescimento, em que a própria empresa passa a desafiar seus limites.

CRISE INTERNA

Mas à medida que a organização cresce, torna-se mais complexo gerir uma estrutura em matriz e isto faz com que a organização entre numa crise interna que só é resolvida com parcerias com outras organizações.

Os gestores têm que se conscientizar que ela não pode gerar todas as soluções e join venture, venture building, convênios ou parcerias é a única maneira dela superar obstáculos com agilidade e baixo custo.

Greiner cita que o motivador da próxima crise pode ser a saturação das pessoas em virtude da pressão por soluções inovadoras e excesso de trabalho em times. A convivência sobre pressão desgasta o relacionamento e a busca por soluções é prejudicada. Ambientes leves e descontraídos é que facilitam a geração de ideias e o fluxo de informação pertinente.

O modelo de Greiner identifica comportamentos similares entre diferentes corporações assim que elas crescem.

Independente do modelo, saber em que estágio a empresa se encontra e identificar os prováveis cenários futuros (crises ou oportunidades) irá ajudar a empresa a se preparar para competir em melhores condições em seu mercado de atuação.

 

No artigo seguinte, vou me deter na sexta e última fase.

Próximo artigo:

CURVA DE GREINER – FASE 6 - Crescimento Através de Alianças e Crise de Identidade