Cincopes

on 26 julho 2021

PLANEJAMENTO - CURVA DE GREINER - FASE 6

FASE 6

CRESCIMENTO ATRAVÉS DE ALIANÇAS E CRISE DE IDENTIDADE

A CURVA DE GREINER acompanha as várias etapas do crescimento de uma empresa, do início à maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições de Greiner são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e desaparecem em um curto espaço de tempo.

Identificar em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.

CRESCIMENTO ATRAVÉS DE ALIANÇAS

Atingir a maturidade é se desafiar constantemente para continuar atuando no mercado sem perder sua identidade e cultura organizacional

Maturidade significa um crescimento ordenado e em ritmo lento.

As opções de crescimento passam a ser buscadas no mercado como fusões, outsourcing, venture building, parcerias, join venture, aquisições, associações, criação de holding entre outras.

O resultado da concretização dessas relações é que manter a cultura organizacional intacta passa a ser desafiador devido a entrada de novos colaboradores e clientes oriundos de outra realidade. Para a sobrevivência da empresa, é fundamental um reforço da cultura e canais de comunicação ágeis e assertivos que evitem o desgaste, fazendo a inserção dessas pessoas com agilidade e sem crise.

Parece fácil saber como sair da crise ou como fazer uma empresa crescer, mas há desafios em cada uma das seis fases e sua superação com bom senso e responsabilidade constrói sua história de sucesso.

Em resumo, enxergar oportunidades de crescimento em cada fase, desenvolver soluções a cada passo, ter uma visão de negócio de acordo com o mercado, superar suas próprias limitações pessoais ou empresariais buscando apoio e consultoria, aprender com seus erros, não se deixar dominar pelo ego e ter propósito aumentam as possibilidades de seu negócio ser maior do que você imagina.

Uma trajetória vencedora é construída com foco, parceria, humildade e trabalho.