FASE 6
CRESCIMENTO ATRAVÉS DE ALIANÇAS E CRISE DE
IDENTIDADE
A CURVA DE GREINER
acompanha as várias etapas do crescimento de uma empresa, do início à
maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições de Greiner
são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo
conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e
outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e
desaparecem em um curto espaço de tempo.
Identificar em que fase ou nível
do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar
com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.
CRESCIMENTO ATRAVÉS DE ALIANÇAS
Maturidade significa um
crescimento ordenado e em ritmo lento.
As opções de crescimento passam
a ser buscadas no mercado como fusões, outsourcing, venture building, parcerias, join
venture, aquisições, associações, criação de holding entre outras.
O resultado da concretização
dessas relações é que manter a cultura organizacional intacta passa a ser
desafiador devido a entrada de novos colaboradores e clientes oriundos de outra
realidade. Para a sobrevivência da empresa, é fundamental um reforço da cultura
e canais de comunicação ágeis e assertivos que evitem o desgaste, fazendo a
inserção dessas pessoas com agilidade e sem crise.
Parece fácil saber como sair da crise ou como fazer uma empresa crescer,
mas há desafios em cada uma das seis fases e sua superação com bom senso e
responsabilidade constrói sua história de sucesso.
Em resumo, enxergar oportunidades de crescimento em cada fase,
desenvolver soluções a cada passo, ter uma visão de negócio de acordo com o
mercado, superar suas próprias limitações pessoais ou empresariais buscando
apoio e consultoria, aprender com seus erros, não se deixar dominar pelo ego e
ter propósito aumentam as possibilidades de seu negócio ser maior do que você
imagina.
Uma trajetória vencedora é construída com foco, parceria, humildade e trabalho.
Emoticon Emoticon