Cincopes

on 12 abril 2022

PLANEJAMENTO - HIPERFOCO OBTUSO

O mundo quer prender sua atenção para que você não pense, apenas reaja.

Você nem notou, mas seu campo de visão foi limitado. Agora, foto é no sentido vertical do smartphone. Isso quer dizer que você perdeu a capacidade de ver a paisagem e dimensionar o horizonte. Sua visão ficou estreita e focada.

Agora você pode ouvir áudios em velocidade duplicada e logo nossos ouvidos estarão treinados para ouvir numa velocidade 3, 4 ou 5 vezes a normal. E, num ato reflexo, já tem gente falando rápido.

Histórias são efêmeras e duram 15 segundos tiqtoqueanos. Ninguém quer ouvir uma história com começo, meio e fim. Importante é a mensagem que o autor acha essencial, mesmo que signifique nada.

Em gestão, surgiu o especialista, porque metas, prazos e limites exigem sua atenção total, mas acabam criando um problema muito grave.

A pressão por resultados, não por valor, transforma essas pessoas em especialistas com interesses obsessivos de alto nível, o chamado HIPERFOCO, um fenômeno da absorção total de uma pessoa na prática de alguma tarefa ou atividade que dá prazer e diverte.

Ele mexe com o ego e por tudo isso é tão poderoso.

Pode ser também característica de pessoas com déficit de atenção, compensação por pouco conhecimento, dificuldade em entender ou esforço para compreender o que está além do seu limite. 

O perigo está em você perder a noção de ver o todo, de dimensionar potencialidades, visualizar possibilidades, ajustar equipes, redimensionar metas, incapacidade de administrar seu tempo e tendência a cria problemas de socialização. Você está concentrado no detalhe e não nas necessidades e oportunidades do mercado que você pode atender.

Hiperfoco é uma condição mental que pode ter consequências como fuga das responsabilidades, prejuízos nos relacionamentos, divórcios, privação de sono, má alimentação, demissões, prejuízo ao próprio bem-estar e o das pessoas próximas, por exemplo.

Não é pecado ser um pouco generalista, ter uma visão geral sobre as coisas, capacidade de entender o mundo, perceber para onde estamos indo, avaliar o que a concorrência está fazendo, que outras tecnologias estão surgindo, projetar as mudanças da sociedade, prever quais conceitos mudarão, o que será prioridade num futuro próximo.

Como você vê a tela do seu computador ou celular? Como um espelho, como um olhar enfeitiçante de medusa ou uma janela para o mundo.

Sentar sem compromisso para admirar a paisagem pela janela pode valer dias ou semanas de trabalho.