Como será amanhã? Responda quem puder O que irá me acontecer?
O meu destino será como Deus quiser. Como será?
Samba enredo da União da Ilha do Governador-RJ, 1978
1. Como você vê sua empresa daqui a cinco anos?
Sua visão interna e
do mercado podem dar o tamanho de seu sonho e quais as dificuldades para
atingir seu objetivo. Que processos implantar, investimento em inovação,
necessidade de expansão e busca de recursos econômicos e financeiros.
2. Como você vê o seu mercado daqui a cinco anos?
Entender quem será
seu cliente e como seu negócio pode atender suas necessidades e desejos futuros
permite o planejamento eficaz. E qual sua capacidade de enfrentar a
concorrência em inovação, tecnologia, marketing e mercado. É uma análise mais
fácil de ser feita porque temos como saber o que não vai mudar, mas
desconhecemos o comportamento do cliente no futuro.
3. Como você vê o mundo daqui a cinco anos?
Pesquisar, ler,
trocar experiências, entender o mundo onde vive formam a base para poder
projetar um cenário futuro possível e que indique a escolha mais viável. É uma
projeção mais complicada porque há impactos globais, mudanças culturais e
comportamentais, a velocidade do avanço tecnológico e o próprio planeta força
mudanças. Não tem como ser preciso, mas podemos nos preparar. Alterar o
planejamento estratégico, lançar novos produtos, criar necessidades,
redimensionar estrutura, qualificar pessoal e projetar sua necessidade
financeira são temas que não se resolvem no curto prazo.
Todos têm a primeira resposta na ponta da língua. Alguns chegam na segunda, mas poucos entendem a
importância da terceira.
Aqueles que têm resposta apenas para a
primeira, pensam em exit no menor
tempo possível. Sonham ser um unicórnio.
Aos outros dois, às vezes, falta entender a
diferença entre negócio e produto. Seu negócio é a empresa
inserida em um mundo onde enfrentará dificuldades se não o desenhar ou projetar.
É um exercício de futurologia, mas fundamental
na definição de planos e estratégias flexíveis
diante de um futuro incerto.
Você já tentou encontrar essas respostas sozinho?
A gente mal conseguiu entender o mundo VUCA, já nos assombra o BANI e não temos ideia alguma do próximo, mas temos certeza de que ele virá.
A análise dessas questões ajuda no desenho de soluções de curto, médio e longo prazo para uma navegação segura rumo ao próximo porto, porque um negócio nunca atraca, está sempre singrando mares diferentes e buscando novos portos.
Emoticon Emoticon