Cincopes

on 07 abril 2023

PLANEJAMENTO - COMO SERÁ O AMANHÃ

Como será amanhã? Responda quem puder O que irá me acontecer?

O meu destino será como Deus quiser. Como será?

Samba enredo da União da Ilha do Governador-RJ, 1978

Na adolescência sonhamos ser engenheiro, médico, advogado, bombeiro e tantas outras profissões que representam nossos anseios de vida.

A falta de cuidado na escolha pode representar uma decepção futura, pois muitas profissões sumiram, novas surgiram, algumas surgiram e já sumiram e outras nem foram criadas ainda.

No briefing corporativo, sempre faço três perguntas que considero básicas para entender o quanto o empreendedor está alinhado com gestão e qual seu horizonte para o negócio.

1. Como você vê sua empresa daqui a cinco anos?

Sua visão interna e do mercado podem dar o tamanho de seu sonho e quais as dificuldades para atingir seu objetivo. Que processos implantar, investimento em inovação, necessidade de expansão e busca de recursos econômicos e financeiros.

2. Como você vê o seu mercado daqui a cinco anos?

Entender quem será seu cliente e como seu negócio pode atender suas necessidades e desejos futuros permite o planejamento eficaz. E qual sua capacidade de enfrentar a concorrência em inovação, tecnologia, marketing e mercado. É uma análise mais fácil de ser feita porque temos como saber o que não vai mudar, mas desconhecemos o comportamento do cliente no futuro.

3. Como você vê o mundo daqui a cinco anos?

Pesquisar, ler, trocar experiências, entender o mundo onde vive formam a base para poder projetar um cenário futuro possível e que indique a escolha mais viável. É uma projeção mais complicada porque há impactos globais, mudanças culturais e comportamentais, a velocidade do avanço tecnológico e o próprio planeta força mudanças. Não tem como ser preciso, mas podemos nos preparar. Alterar o planejamento estratégico, lançar novos produtos, criar necessidades, redimensionar estrutura, qualificar pessoal e projetar sua necessidade financeira são temas que não se resolvem no curto prazo.

Todos têm a primeira resposta na ponta da língua. Alguns chegam na segunda, mas poucos entendem a importância da terceira.

Aqueles que têm resposta apenas para a primeira, pensam em exit no menor tempo possível. Sonham ser um unicórnio.

Aos outros dois, às vezes, falta entender a diferença entre negócio e produto. Seu negócio é a empresa inserida em um mundo onde enfrentará dificuldades se não o desenhar ou projetar. É um exercício de futurologia, mas fundamental na definição de planos e estratégias flexíveis diante de um futuro incerto.

Você já tentou encontrar essas respostas sozinho?

A gente mal conseguiu entender o mundo VUCA, já nos assombra o BANI e não temos ideia alguma do próximo, mas temos certeza de que ele virá.

A análise dessas questões ajuda no desenho de soluções de curto, médio e longo prazo para uma navegação segura rumo ao próximo porto, porque um negócio nunca atraca, está sempre singrando mares diferentes e buscando novos portos.