Cincopes

on 07 abril 2023

PLANEJAMENTO - GESTÃO POR CONFLITO

A evolução das relações profissionais e de trabalho tem colocado em cheque a gestão por conflito.

Ter uma equipe coesa, com baixo turn over se tornou um desafio às lideranças formadas no “vamulá”, “porque parou”, “vestir a camiseta”, “foguete não tem ré” e outros chavões.

A gestão por conflito funciona por curto espaço de tempo para enfrentar um imprevisto ou na superação de algo fora do cronograma como perda brusca de mercado, gestão de crise, instabilidade econômica, dificuldades financeiras, abalo na imagem corporativa ou outras que exijam uma mobilização fora do escopo previsto no planejamento estratégico ou de metas.

Como qualquer estratégia de gestão, há prós e contras.


RESPOSTAS POSITIVAS AO CONFLITO 

1. Quebra a rotina e mobiliza a energia latente provocando a saída da zona de conforto. 

2. Desafia profissionalmente o colaborador, fazendo pensar fora da caixa e superar limites.

3. Expõe problemas de relacionamento ou de processos. 

4. Aguça a percepção e o raciocínio de pessoas que precisam de estímulo externo. 

5. Excita a imaginação e estimula a criatividade ao propor o desafio.

6. Capacita as pessoas a darem resultados sob extrema pressão.


RESPOSTAS NEGATIVAS DO CONFLITO

1.   Quebra a rotina – processos interrompidos abruptamente são traumáticos.

2. Perturba o ambiente, gera insegurança nas pessoas não atingidas diretamente pelo conflito por verem seu ambiente ameaçado.

3. Interrompe o processo criativo e as pessoas demoram a retomar o processo.

4. Abala a autoconfiança – o choque pode prejudicar a busca por soluções inovadoras.

5. A resiliência vira ferramenta de sobrevivência, o conflito torna as pessoas proativas extremamente cautelosas.

6. Padroniza a meritocracia – pessoas não são iguais, um excelente profissional pode ter dificuldades pessoais para superar o conflito prejudicando suas habilidades e competências.

As causas do conflito podem ser objetivas e subjetivas, mas devem ser colocadas claramente ao time para que entendam a excepcionalidade da situação e não deve perdurar por muito tempo pelo caráter desgastante e estressante da gestão, seja para o líder ou liderado.

Conflitos desaparecem após três fases: confrontação, negociação, feedback, lembrando que o líder tem que estar preparado para dar e receber o feedback.

É preciso muito bom senso e perspicácia para saber quando gerir por conflito. O líder deve ser tão bom para gerar quanto para gerir conflitos.

Liderar não é corrida de 100 metros, é uma maratona vencida por quem tem mais resistência e sabedoria para reduzir o ritmo ou para um sprint.