Comunicação é palavra-chave em gestão e principal responsável pelo sucesso do negócio.
Nas Forças Armadas, logística é a base da estratégia e Comunicações é a arma do comando. Em uma empresa não é diferente, ela assume um papel abrangente dentro da estratégia global da organização, do fluxo de informações internas às relações institucionais, passando pelo consumidor e o mercado.
Não há equipe, ferramenta ou investimento que possa substituir a comunicação como fundamento estratégico no sucesso do negócio.
Comunicação é ferramenta gerencial.
Comunicação vende.
Comunicação motiva e mobiliza.
Comunicação diferencia o produto.
Comunicação constrói marcas.
Apesar de vários enfoques conceituais e teóricos diferentes, não há estrutura empresarial sem canais ativos na comunicação corporativa e na organizacional. É estratégica na concretização de metas e propósitos e fundamental em ambientes de incerteza e complexidade.
A comunicação evoluiu acompanhando os novos tempos, tornando-se primordial para entender a complexidade e facilitar o fluxo de informações na gestão estratégica das organizações. O ritmo desenfreado e dinâmico do mundo atual mudou contextos, tornou o simples complexo e implantou novas lógicas de gestão para melhorar a competitividade.
As organizações estão repensando e aprimorando seus referenciais tradicionais para se adaptar às mudanças sociopolíticas, culturais, econômicas e culturais em curso. Criam novas formas, diversificam meios e aplicam estratégias que apoiam e justificam suas ações e seus propósitos.
Uma empresa, pública ou privada, é a união de pessoas para atender necessidades de pessoas e, a melhor forma de integrar, interagir e estimular esse relacionamento é a comunicação.
Despreze o monopólio da verdade e faça movimentos que coloquem o ser humano em pauta, valorizem a criatividade, a afetividade e a integração com o meio ambiente.
Subverta o tradicional e crie uma realidade plural, dinâmica e complexa, provocando comportamentos inovadores e criativos do ponto de vista estratégico, tendo foco na disseminação democrática dos objetivos e valores da empresa aos stakeholders.
As políticas ESG, a excelência empresarial e a preocupação com os desafios das mudanças climáticas exigem novas práticas administrativas e gerenciais.
É desafiador superar o paradoxo vivido pela sociedade. As formas de comunicação tradicional não se sustentam de forma eficiente pela complexidade das novas conexões. A lógica da rede e as comunidades virtuais são capazes de aproximar pessoas, modificar relações de trabalho, criar novas formas de consumo, alterar conceitos de vida e, ao mesmo tempo, isolar as pessoas.
Não se trata de apagar o passado, mas desenvolver uma cultura organizacional como instrumento de comunicação, aproveitando acertos e erros do passado como base de dados para desenvolver uma política que melhore a produtividade, qualidade e a satisfação do cliente.
Tenha uma equipe que ame desafios e questione o que faz, seja o processo ou o propósito, e que entenda que comunicar não é apenas dizer, é antes de tudo, construir um propósito.
Comunicação é ferramenta política fruto do trabalho de equipe, com compromisso estratégico incorporado por todos os colaboradores e que não pode ser substituída pela tecnologia.
Comunicação transforma, muda e une. Comunicar, sempre!
Emoticon Emoticon