Cincopes

on 17 fevereiro 2017

PUBLICIDADE - CRISE? QUE CRISE?

Acredite! Crises sempre existiram.
Mas vou te contar um segredo? Há empresas e empreendedores que não estão nem aí para ela.
Qual a diferença deles para os outros? Eles conseguiram dominar ou ignorar o medo.


Isso não significa irresponsabilidade, mas eles veem o momento como um desafio a ser superado e momento propício para se preparar para a mudança de cenário futuro sem ser inconsequente. Eles vislumbram oportunidades, áreas inexploradas, mercados a serem conquistados e nichos a serem atendidos.
Olhando o mercado, você pode descobrir novos hábitos do consumidor e necessidades de seus clientes e adaptar seus produtos e serviços para atendê-los.
Não há uma fórmula pronta para isso, mas alguns fatores devem ser observados.
- Avaliar custos administrativos, deixando sua estrutura mais leve e ágil.
- Avaliar o perfil de seus clientes e ajustar seus produtos e serviços às suas necessidades.
- Retirar do seu portfolio, temporária ou definitivamente, produtos e serviços pouco rentáveis.
- Lançar produtos ou serviços que preencham lacunas no seu relacionamento com seus clientes. O que eles precisam e você não tem? O que pode agregar valor aos seus produtos ou serviços? Qual pode ser seu diferencial competitivo?
- Remotivar seus colaboradores, porque eles não estão imunes ao clima de apreensão e pessimismo, principalmente se você tiver que tomar medidas excepcionais.
- Melhorar o fluxo de informação e ser claro quanto a situação com seus colaboradores, além de investir em sua qualificação.
- Agilidade nas decisões. Lembre-se que a concorrência é vítima do medo que você resolveu enfrentar, o que lhe dá vantagem na retomada do mercado.
- Ter um plano de marketing factível e flexível que permita aproveitar oportunidades e enfrentar a concorrência.
- Sua marca é importante, mas seu cliente pode não estar percebendo esse valor, o que enfraquece você diante da concorrência. Aproveite e reforce seu marketing nessa área.
- Reveja a lista de seus fornecedores e crie um programa de parceria.
- Terceirizar o que encarece seu custo.
- Contratar profissionais para serviços que exijam rapidez no SLA de seus clientes.
- Reforçar a qualidade do atendimento e relacionamento com seus clientes. Esse é um valor importante e, às vezes, fundamental para ele.
- Usar e abusar das redes sociais para mostrar seus produtos e cases de sucesso.
- Expor sua marca em campanhas de relacionamento e responsabilidade social.
E se você é um profissional que se acha ultrapassado ou velho, mostre-se, porque as empresas precisam de profissionais com experiência, que já enfrentaram crises e conhecem os termos política de longo prazo e medidas de curto prazo.
Se você é um jovem, invista em qualificação, network e beba da experiência de seus colegas e amigos.
E quanto a crise, deixe que os outros se preocupem com ela. Uma banana pra ela!