Acredite! Crises sempre existiram.
Mas vou te contar um segredo? Há empresas e empreendedores que não
estão nem aí para ela.
Qual a diferença deles para os outros? Eles conseguiram dominar ou
ignorar o medo.
Isso
não significa irresponsabilidade, mas eles veem o momento como um desafio a ser
superado e momento propício para se preparar para a mudança de cenário futuro
sem ser inconsequente. Eles vislumbram oportunidades, áreas inexploradas,
mercados a serem conquistados e nichos a serem atendidos.
Olhando
o mercado, você pode descobrir novos hábitos do consumidor e necessidades de seus
clientes e adaptar seus produtos e serviços para atendê-los.
Não
há uma fórmula pronta para isso, mas alguns fatores devem ser observados.
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Avaliar custos administrativos, deixando sua estrutura mais leve e ágil.
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Avaliar o perfil de seus clientes e ajustar seus produtos e serviços às suas
necessidades.
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Retirar do seu portfolio, temporária ou definitivamente, produtos e serviços
pouco rentáveis.
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Lançar produtos ou serviços que preencham lacunas no seu relacionamento com
seus clientes. O que eles precisam e você não tem? O que pode agregar valor aos
seus produtos ou serviços? Qual pode ser seu diferencial competitivo?
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Remotivar seus colaboradores, porque eles não estão imunes ao clima de
apreensão e pessimismo, principalmente se você tiver que tomar medidas
excepcionais.
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Melhorar o fluxo de informação e ser claro quanto a situação com seus
colaboradores, além de investir em sua qualificação.
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Agilidade nas decisões. Lembre-se que a concorrência é vítima do medo que você
resolveu enfrentar, o que lhe dá vantagem na retomada do mercado.
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Ter um plano de marketing factível e flexível que permita aproveitar
oportunidades e enfrentar a concorrência.
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Sua marca é importante, mas seu cliente pode não estar percebendo esse valor, o
que enfraquece você diante da concorrência. Aproveite e reforce seu marketing
nessa área.
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Reveja a lista de seus fornecedores e crie um programa de parceria.
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Terceirizar o que encarece seu custo.
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Contratar profissionais para serviços que exijam rapidez no SLA de seus
clientes.
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Reforçar a qualidade do atendimento e relacionamento com seus clientes. Esse é
um valor importante e, às vezes, fundamental para ele.
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Usar e abusar das redes sociais para mostrar seus produtos e cases de sucesso.
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Expor sua marca em campanhas de relacionamento e responsabilidade social.
E
se você é um profissional que se acha ultrapassado ou velho, mostre-se, porque
as empresas precisam de profissionais com experiência, que já enfrentaram
crises e conhecem os termos política de longo prazo e medidas de curto prazo.
Se
você é um jovem, invista em qualificação, network e beba da experiência de seus
colegas e amigos.
E
quanto a crise, deixe que os outros se preocupem com ela. Uma banana pra ela!
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