Cincopes

on 11 fevereiro 2017

PUBLICIDADE - A IDEIA ERA BOA! POR QUE NÃO DEU CERTO?

Ter ideias é uma prerrogativa do ser humano. Ele é emocional, racional, inspirado e movido a desafios.
Não age apenas pela sobrevivência ou preservação da espécie, mas também pela evolução e crescimento empurrado pelo espírito empreendedor.
Portanto, uns mais, outros menos, todos têm ideias, sonhos e projetos.
Transformar isso tudo em realidade exige dons que poucos têm, humildade e bom senso.
Nos meus tempos de produção audiovisual, aprendi que o papel do montador é crucial em uma obra. Como montador, roteirista e diretor, senti na pele a importância de delegar, ouvir, compartilhar e compreender o trabalho em equipe para que o resultado seja o esperado. E, muitas vezes, fui surpreendido com uma obra que superou minhas expectativas.
Como executivo e gestor de pessoas, entendi a complexidade e a maravilha do trabalho em equipe. Em empresas, com dezenas de subordinados e médio ou longo prazo para cumprir objetivos, ou dirigindo campanhas eleitorais, reunindo dezenas de pessoas com culturas, idioma, formação política, ideológica e educacional diferentes, com meta sem prazo de adiamento.
Temos muitos exemplos de boas ideias que não deram certo e na maioria das vezes, o principal motivo é a dificuldade que temos de abrir mão do controle total e/ou da falta de qualificação.
As ideias não são perfeitas e um negócio é sempre complexo. São impactadas por influências econômicas, políticas, financeiras, administrativas, de produto, de vendas, de mercado e prazos.
Ainda temos a questão de ambiente, porque uma ideia pode ser ruim para o momento, mas ser ótima para um futuro com outro ambiente.
Você precisa de uma equipe composta por profissionais que conheçam cada área e de um gestor de projetos para liderar essa equipe de especialistas. Um gestor com experiência em administrar pessoas, proativo, com agilidade para promover mudanças e encaminhar soluções.
O dono da ideia sempre tem uma visão genérica sobre seu negócio e se não entender isso, estará colocando um grande problema em seu caminho e em risco sua boa ideia.
O papel do dono da ideia é monitorar e cuidar do macro, e manter contato com stakeholders que possam se juntar ao projeto, material ou financeiramente.
Sua presença permanente junto à equipe pode ser um stressor, além de colocar em risco a liderança do gestor e lhe consumir num papel que não é o seu.
Se você tem uma boa ideia, não a estrague tentando implantá-la.
x