Cincopes

on 01 outubro 2017

PLANEJAMENTO - CONTRUINDO UMA MARCA PESSOAL

As pessoas projetam ter sua marca pessoal ao empreender ou por motivos profissionais. Esta decisão exige alguns cuidados fundamentais que deem credibilidade e consistência ao seu projeto.
Ao sentar para desenhar seu roteiro há três perguntas que devem nortear seu trabalho. Onde quero chegar? Como vou chegar? Porque quero chegar lá?

Se você está se propondo a isso, é obvio que você deve ter conteúdo e material para embasar sua atuação. Junte tudo, organize e leia com atenção e atualize seus conteúdos. Sua constância e capacidade de gerar conteúdos e estratégias é que mostrarão quem você é.
Depois desse tempo de reflexão e organização, se dedique a montar sua estratégia de exposição cuidando de cinco áreas fundamentais.
1.    Defina UM objetivo – você pode ter objetivos secundários ou intermediários, mas deve definir um único objetivo final. Pode ser captar clientes, buscar oportunidades de negócios, ampliar sua área de atuação, consolidar sua reputação, ser referência na área etc. Essa definição o fará concentrar energia no que é realmente importante para atingir seu objetivo.
2.    Defina o conteúdo de sua mensagem. Organize por temas, pertinência, oportunidade e tente obedecer uma linha lógica encadeando os assuntos e as publicações com objetividade e concisão.
3.    Crie sua rede - Um Facebook e um Instagram com seu perfil profissional, um blog temático, conexões ativas no Linkedin, além de compartilhar e manter sua network informada de suas atividades são fundamentais. Participe de eventos pertinentes, sempre que possível. Administre com técnica as redes sociais lembrando que Facebook e Instagram devem ter poucas atualizações diárias, seu blog deve ter conteúdo preferencialmente autoral e o Linkedin é um mural estritamente profissional. Seu blog não precisa necessariamente ter seu nome.
4.    Defina sua estratégia – Organize sua rotina de trabalho e prepare com antecedência o material a ser publicado. O calendário de atualização de cada canal de relacionamento deve ser público e respeitado de maneira que seu público-alvo conheça e acesse, seja diária, semanal ou mensalmente.
5.    Divulgue – A regra é criar, compartilhar e conectar usando seus familiares, amigos e contatos com critério. Suas publicações podem citar ou replicar conteúdos de outros profissionais, mostrando que você busca sempre o crescimento profissional. Atualize-se permanentemente.
Lembre-se que construir uma marca não exige que você abandone sua identidade pessoal. Reserve tempo para outras leituras, família e lazer. Ao sair do trabalho, abandone o telefone e o whats app, símbolos de escravidão nos dias de hoje. Seja disciplinado fora do horário de trabalho e acesse seu email apenas uma vez por dia e só atenda ligações profissionais se tiver algum trabalho em campo que exija sua participação pessoal inadiável.
Vivemos um momento particularmente sensível no país, a competição é grande, mas apenas o profissional que souber administrar sua vida pode orientar ou propor estratégias para os outros. O trabalho é árduo, mas se você chegou até aqui é porque decidiu que vale a pena.
Mãos à obra!