As pessoas projetam ter sua marca pessoal ao
empreender ou por motivos profissionais. Esta decisão exige alguns cuidados
fundamentais que deem credibilidade e consistência ao seu projeto.
Ao sentar para desenhar seu roteiro há três
perguntas que devem nortear seu trabalho. Onde quero chegar? Como vou chegar? Porque
quero chegar lá?
Se você está se propondo a isso, é obvio que você
deve ter conteúdo e material para embasar sua atuação. Junte tudo, organize e
leia com atenção e atualize seus conteúdos. Sua constância e capacidade de
gerar conteúdos e estratégias é que mostrarão quem você é.
Depois desse tempo de reflexão e organização, se
dedique a montar sua estratégia de exposição cuidando de cinco áreas
fundamentais.
1.
Defina UM
objetivo – você pode ter objetivos secundários ou intermediários, mas deve definir
um único objetivo final. Pode ser captar clientes, buscar oportunidades de
negócios, ampliar sua área de atuação, consolidar sua reputação, ser referência
na área etc. Essa definição o fará concentrar energia no que é realmente
importante para atingir seu objetivo.
2.
Defina o
conteúdo de sua mensagem. Organize por temas, pertinência, oportunidade e tente
obedecer uma linha lógica encadeando os assuntos e as publicações com
objetividade e concisão.
3.
Crie sua rede
- Um Facebook e um Instagram com seu perfil profissional, um blog temático,
conexões ativas no Linkedin, além de compartilhar e manter sua network
informada de suas atividades são fundamentais. Participe de eventos pertinentes,
sempre que possível. Administre com técnica as redes sociais lembrando que Facebook
e Instagram devem ter poucas atualizações diárias, seu blog deve ter conteúdo
preferencialmente autoral e o Linkedin é um mural estritamente profissional.
Seu blog não precisa necessariamente ter seu nome.
4.
Defina sua
estratégia – Organize sua rotina de trabalho e prepare com antecedência o
material a ser publicado. O calendário de atualização de cada canal de
relacionamento deve ser público e respeitado de maneira que seu público-alvo
conheça e acesse, seja diária, semanal ou mensalmente.
5.
Divulgue – A
regra é criar, compartilhar e conectar usando seus familiares, amigos e contatos
com critério. Suas publicações podem citar ou replicar conteúdos de outros
profissionais, mostrando que você busca sempre o crescimento profissional.
Atualize-se permanentemente.
Lembre-se que construir uma marca não exige que você
abandone sua identidade pessoal. Reserve tempo para outras leituras, família e
lazer. Ao sair do trabalho, abandone o telefone e o whats app, símbolos de
escravidão nos dias de hoje. Seja disciplinado fora do horário de trabalho e acesse
seu email apenas uma vez por dia e só atenda ligações profissionais se tiver
algum trabalho em campo que exija sua participação pessoal inadiável.
Vivemos um momento particularmente sensível no
país, a competição é grande, mas apenas o profissional que souber administrar sua
vida pode orientar ou propor estratégias para os outros. O trabalho é árduo,
mas se você chegou até aqui é porque decidiu que vale a pena.
Mãos à obra!
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