Essa pergunta pode
parecer ridícula, mas muitas vezes não atendemos corretamente o nosso cliente e
não cultivamos um relacionamento que gere mais negócios.
O portfólio que você
oferece ao mercado atende a perfis diferenciados e isso exige diferença na
abordagem, no relacionamento e no atendimento.
Para ATENDER você precisa
ENTENDER seu cliente.
Suas estratégias podem
ter boas intenções, mas você pode estar falando errado com a pessoa certa, ou
vice-versa.
Definir uma estratégia exige que você levante tudo
que é importante para formatar seus produtos ou serviços e investigue quem pode
compra-lo.
O inbound marketing é uma
ferramenta preciosa para descobrir as características de seu potencial
público-alvo, fazendo sua comunicação mais assertiva e dirigida.
Pergunte, colete e cruze
dados, crie pesquisas, visite pessoalmente, observe o ambiente, observe a
concorrência e prospecte como o mercado verá seu negócio no futuro.
Com os resultados, você
pode estratificar seus clientes e prospects em nichos, aproveitando as
experiências, características e comportamentos de cada um para melhorar sua
performance com todos.
Principais questões que
devem ser respondidas: Quem é ele? Posso resolver seu problema? Quais novos
serviços posso oferecer? Eu sou importante para seu negócio? Meu produto agrega
valor ao seu? Meu serviço tem bom custo–benefício? Posso acompanhá-lo em seu
crescimento?
Essas questões ajudam a resolver dois problemas
muito presentes nos chefes do tipo concentrador e/ou conservador: “eu não sou
meu cliente” e “abandone o achismo”.
Compartilhe suas informações com os membros de sua
equipe porque delas depende um relacionamento de sucesso com o cliente.
O cliente e o colaborador não dependem de
você, mas você é totalmente dependente deles.
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