Cincopes

on 30 outubro 2017

PLANEJAMENTO - GRUPO OU EQUIPE?

Não há possibilidade de você executar qualquer tarefa sem precisar de outras pessoas.
Todo o trabalho exige a interação e a união de esforços de várias pessoas, seja por uma questão de competências, especialidades ou organização.
Você trabalha em grupo ou em equipe?

O grupo, geralmente tem uma forma mais hierarquizada, componentes com função clara, foco específico e tempo determinado, são os famosos GTs – Grupos de Trabalho. Sua composição, geralmente, é homogênea, reunindo especialistas ligados ao assunto em pauta.
Geralmente o grupo se reúne para somar forças e atingir objetivos comuns ou individuais, portanto, a responsabilidade pelo resultado é individual. O compartilhamento de informações visa suprir as necessidades individuais de seus membros.
As equipes são organismos mais duradouros e orgânicos, muitas vezes sem a presença do chefe, mas com líderes naturais.
A equipe, na maioria das vezes, é heterogênea, reunindo pessoas com diferentes qualificações ou formação. Com isso, o papel da liderança se desloca de acordo com o tema ou tarefa a ser executada.
Na equipe a responsabilidade pelo resultado é coletiva e o compartilhamento de informações visa abastecer seus membros para a tomada de decisão conjunta. A equipe melhora naturalmente o desempenho individual de cada um de seus membros.
Tanto no grupo quanto na equipe, o diálogo é essencial e o papel do mediador é fundamental para manter o foco e ponderar as discussões.
O ambiente na equipe tende a ser mais “barulhento”, porque as pessoas, por origens ou formação, podem ter visões muito diferentes sobre quase tudo. Isso não desqualifica o trabalho, apenas resulta em um relatório ou proposta mais ampla, densa e democrática.
Em ambos os casos, é fundamental que seus membros tenham captado a filosofia, estratégia e metas da empresa.