FASE 1
CRESCIMENTO ATRAVÉS DA CRIATIVIDADE E CRISE DE LIDERANÇA
A
CURVA DE GREINER acompanha as várias etapas do crescimento, do início à
maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições de Greiner
são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo
conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e
outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e
desaparecem em um curto espaço de tempo.
Identificar
em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um
consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com
precisão.
CRESCIMENTO ATRAVÉS DA CRIATIVIDADE
Seria perfeito se tudo começasse com uma ideia e um
plano de negócio, mas nem sempre isso acontece. Muitas vezes, as pessoas
confiam tanto em suas ideias e superestimam suas habilidades que o voluntarismo
supera o bom senso. Planejamento estratégico e plano de negócios são tratados
como academicismo, coisa de burocratas, ideias de consultores que “não
entendem” o negócio.
Como tudo é incipiente, os recursos são limitados e as
dificuldades são muitas, é normal que os fundadores estejam à frente de todas
as ações relacionadas ao negócio, se envolvendo diretamente na gestão.
Colocam a mão na massa e avançam pelo caminho do
empreendedorismo. Como partem do zero, qualquer avanço é uma conquista, o que
turva a visão clara dos resultados.
São poucos colaboradores, salários baixos,
fornecedores de ocasião, poucos clientes e stakeholders, o que permite a
comunicação direta, sem intermediários.
Avanço de 100 metros em 30 dias, para uma gestão amadora é um bom resultado, mas...
Já pensou se tivesse um plano de negócio e um planejamento, quantos metros teria conquistado? 500, 600...
CRISE DE LIDERANÇA
À medida que a organização aumenta, os fundadores já
não conseguem liderar e gerir ao mesmo tempo. Eles percebem que além da
criatividade é necessária excelência em outras atividades como eficiência
produtiva, estratégia comercial, expansão e mercado, captação de recursos,
gestão financeira e de recursos humanos.
A demora em avançar para a próxima fase cria um
ambiente propício para abalar o clima interno. Surgem os problemas de
relacionamento, a empresa não avança na velocidade ideal, o quadro funcional não
vê perspectivas de evolução, a empresa incha ao invés de crescer.
Os fundadores perdem a capacidade de liderar e passam
muito tempo administrando conflitos.
A empresa entra numa crise de liderança.
É uma fase crítica para os fundadores pelo temor em perder
o controle do negócio.
É imperativa a contratação de um executivo para
realizar a organização interna, criando ferramentas de controle, plano
funcional e definindo processos e rotinas. Chegou a hora de delegar a outro
profissional as atividades que antes eram de sua responsabilidade.
Para avançar à fase seguinte são fundamentais um
Planejamento Estratégico e um Plano de Negócios definidos.
Nos
artigos seguintes, vou me deter um pouco em cada uma das próximas cinco fases.
Próximo
artigo:
CURVA DE GREINER – FASE 2 - Crescimento através da Direção e crise de Autonomia
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