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on 13 junho 2019

PLANEJAMENTO - CURVA DE GREINER - FASE 1

FASE 1

CRESCIMENTO ATRAVÉS DA CRIATIVIDADE E CRISE DE LIDERANÇA

A CURVA DE GREINER acompanha as várias etapas do crescimento, do início à maturidade e apesar de ter sua origem na década de 1970, as lições de Greiner são sempre atuais. Atualmente, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e desaparecem em um curto espaço de tempo.

Identificar em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.

 

CRESCIMENTO ATRAVÉS DA CRIATIVIDADE

Seria perfeito se tudo começasse com uma ideia e um plano de negócio, mas nem sempre isso acontece. Muitas vezes, as pessoas confiam tanto em suas ideias e superestimam suas habilidades que o voluntarismo supera o bom senso. Planejamento estratégico e plano de negócios são tratados como academicismo, coisa de burocratas, ideias de consultores que “não entendem” o negócio.

Como tudo é incipiente, os recursos são limitados e as dificuldades são muitas, é normal que os fundadores estejam à frente de todas as ações relacionadas ao negócio, se envolvendo diretamente na gestão.

Colocam a mão na massa e avançam pelo caminho do empreendedorismo. Como partem do zero, qualquer avanço é uma conquista, o que turva a visão clara dos resultados.

São poucos colaboradores, salários baixos, fornecedores de ocasião, poucos clientes e stakeholders, o que permite a comunicação direta, sem intermediários.

Avanço de 100 metros em 30 dias, para uma gestão amadora é um bom resultado, mas...

Já pensou se tivesse um plano de negócio e um planejamento, quantos metros teria conquistado? 500, 600...

CRISE DE LIDERANÇA

À medida que a organização aumenta, os fundadores já não conseguem liderar e gerir ao mesmo tempo. Eles percebem que além da criatividade é necessária excelência em outras atividades como eficiência produtiva, estratégia comercial, expansão e mercado, captação de recursos, gestão financeira e de recursos humanos.

A demora em avançar para a próxima fase cria um ambiente propício para abalar o clima interno. Surgem os problemas de relacionamento, a empresa não avança na velocidade ideal, o quadro funcional não vê perspectivas de evolução, a empresa incha ao invés de crescer.

Os fundadores perdem a capacidade de liderar e passam muito tempo administrando conflitos.

A empresa entra numa crise de liderança

É uma fase crítica para os fundadores pelo temor em perder o controle do negócio.

É imperativa a contratação de um executivo para realizar a organização interna, criando ferramentas de controle, plano funcional e definindo processos e rotinas. Chegou a hora de delegar a outro profissional as atividades que antes eram de sua responsabilidade.

Para avançar à fase seguinte são fundamentais um Planejamento Estratégico e um Plano de Negócios definidos.

 

Nos artigos seguintes, vou me deter um pouco em cada uma das próximas cinco fases.

Próximo artigo:            

CURVA DE GREINER – FASE 2 - Crescimento através da Direção e crise de Autonomia