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on 11 junho 2019

PLANEJAMENTO - CURVA DE GREINER

Fases de crescimento do negócio e suas consequentes crises

O sonho de todo o empreendedor é ver a evolução segura e o crescimento ordenado de sua empresa. Percorrer esse caminho exige paciência para entender que o crescimento é um processo; sabedoria para buscar conhecimento e entender o mercado; resiliência para superar as adversidades; humildade para ouvir e cercar-se de pessoas que saibam mais do que você; generosidade para compartilhar os resultados.

Larry Greiner é o autor do artigo Evolution and Revolution as Organizations Grow (Evolução e Revolução, como as Organizações Crescem), onde mostra de forma simples e objetiva como acompanhar o desenvolvimento de sua empresa e como se preparar para os desafios futuros. Publicado nos anos 70 do século passado, na Harvard Business Review, e atualizado em 1998, serve para qualquer tipo de empresa seja pequena, média ou grande.

A CURVA DE GREINER acompanha as etapas do crescimento, do início à maturidade e, apesar do tempo, as lições de Greiner são sempre atuais. Hoje, a dinâmica acelerada das mudanças em um mundo conectado e em permanente evolução diminuíram o intervalo entre uma crise e outra. Negócios, profissões, produtos, tecnologias e empresas surgem e desaparecem em um espaço de tempo muito curto.

A lição principal é que cada etapa deve ser cumprida integralmente e os problemas durante essas crises devem ser solucionados, visando preparar a empresa para a próxima fase. Quando isso não ocorre, os problemas se acumulam, prejudicando o avanço da organização. Os problemas da fase anterior, impedem novas soluções. É como construir uma casa sobre um alicerce comprometido. Funciona por algum tempo, mas vai cair.

Cada fase é resultado da anterior e causa da próxima.

São seis fases, independentemente do tamanho ou da área de atuação da empresa. Aquelas que atuam em mercados de rápida expansão, como startups, tendem a passar pelas fases mais rapidamente, enquanto que as demais tendem a vivenciar algumas fases por longo tempo, às vezes durante anos.

Identificar em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com precisão.

Quando você idealiza um negócio, você sabe por onde começar, mas você tem que estar preparado para variáveis como oportunidades de negócio, evolução tecnológica, concorrência, transformações sociais e outros fatores que impactarão seu planejamento. 

O empreendedor nem sempre é um bom gestor, precisando de ajuda para implantar, expandir e consolidar seu negócio. Reconhecer suas próprias limitações é um ponto importante, porque falta de visão, não compreender a realidade do mercado, subestimar o potencial do negócio, ter executivos sem autonomia e que não dizem não, desconhecer seu cliente e projetar um horizonte limitado prejudicam o futuro da empresa.

O horizonte de sua empresa é maior do que seu sonho.

 

Nos artigos seguintes, vou me deter um pouco em cada uma das seis fases.

FASE 1 - Crescimento através da Criatividade e crise de Liderança

FASE 2 - Crescimento através da Direção e crise de Autonomia

FASE 3 - Crescimento através da Delegação e crise de Controle

FASE 4 - Crescimento através da Coordenação e crise de Burocracia

FASE 5 - Crescimento através da Colaboração e crise Interna

FASE 6 - Crescimento através de Alianças e crise de Identidade

 

Próximo artigo:            

CURVA DE GREINER – FASE 1 - Crescimento através da Criatividade e Crise de Liderança