Fases de crescimento do negócio e suas consequentes crises
O sonho de todo o empreendedor é ver a evolução
segura e o crescimento ordenado de sua empresa. Percorrer esse caminho exige paciência
para entender que o crescimento é um processo; sabedoria para buscar
conhecimento e entender o mercado; resiliência para superar as
adversidades; humildade para ouvir e cercar-se de pessoas que saibam
mais do que você; generosidade para compartilhar os resultados.
A
CURVA DE GREINER acompanha as etapas do crescimento, do início à
maturidade e, apesar do tempo, as lições de Greiner são sempre atuais. Hoje, a
dinâmica acelerada das mudanças em um mundo conectado e em permanente evolução
diminuíram o intervalo entre uma crise e outra. Negócios, profissões, produtos,
tecnologias e empresas surgem e desaparecem em um espaço de tempo muito curto.
A
lição principal é que cada etapa deve ser cumprida integralmente e os problemas
durante essas crises devem ser solucionados, visando preparar a empresa para a
próxima fase. Quando isso não ocorre, os problemas se acumulam, prejudicando o
avanço da organização. Os problemas da fase anterior, impedem novas soluções. É
como construir uma casa sobre um alicerce comprometido. Funciona por algum
tempo, mas vai cair.
Cada
fase é resultado da anterior e causa da próxima.
São
seis fases, independentemente do tamanho ou da área de atuação da
empresa. Aquelas que atuam em mercados de rápida expansão, como startups,
tendem a passar pelas fases mais rapidamente, enquanto que as demais tendem a
vivenciar algumas fases por longo tempo, às vezes durante anos.
Identificar
em que fase ou nível do processo está a empresa é o primeiro trabalho de um
consultor, para situar com clareza o gestor e poder alinhar sua estratégia com
precisão.
Quando
você idealiza um negócio, você sabe por onde começar, mas você tem que estar
preparado para variáveis como oportunidades de negócio, evolução tecnológica,
concorrência, transformações sociais e outros fatores que impactarão seu
planejamento.
O
empreendedor nem sempre é um bom gestor, precisando de ajuda para implantar,
expandir e consolidar seu negócio. Reconhecer suas próprias limitações é um
ponto importante, porque falta de visão, não compreender a realidade do
mercado, subestimar o potencial do negócio, ter executivos sem autonomia e que
não dizem não, desconhecer seu cliente e projetar um horizonte limitado
prejudicam o futuro da empresa.
O
horizonte de sua empresa é maior do que seu sonho.
Nos
artigos seguintes, vou me deter um pouco em cada uma das seis fases.
FASE
1
- Crescimento através da Criatividade e crise de Liderança
FASE
2
- Crescimento através da Direção e crise de Autonomia
FASE
3
- Crescimento através da Delegação e crise de Controle
FASE
4
- Crescimento através da Coordenação e crise de Burocracia
FASE
5
- Crescimento através da Colaboração e crise Interna
FASE
6
- Crescimento através de Alianças e crise de Identidade
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