Cincopes

on 08 maio 2020

PROSA - DE NOVO E MELHOR

“Wir werden alles wieder aufbauen, aber besser, solider und fester”, sagte Sigmund Freud
Hoje é 8 de maio, o Dia da Vitória.
Após o final da Segunda Guerra Mundial, o mundo estava em escombros, físicos e emocionais.
Mesmo quem não sentiu diretamente o impacto do conflito, soube, ouviu falar ou acompanhou o desenrolar dos fatos.

A mortandade nos campos de concentração, a estupidez da bomba atômica, os milhões de mortos, mutilados e desaparecidos, os milhares de prisioneiros, a recuperação dos torturados, as mortes por doenças, o extermínio de ciganos, a perseguição às minorias, o patrulhamento ideológico obsessivo e irracional, os crimes de guerra, os filhos sem pai, os estupros, as famílias destruídas, a indústria arrasada e a economia em frangalhos só apontavam para um futuro incerto.
Literalmente, a humanidade estava de joelhos diante do horror da destruição e da morte.
Diante desse quadro, o pai da Psicanálise, Sigmund Freud, perguntado sobre como o homem sobreviveria, disse “Construiremos tudo de novo, porém melhor, mais sólido, com mais firmeza “.
Freud contextualizou essa frase no luto pelo qual todo mundo estava passando, na maneira de enfrentar esse processo doloroso que todos passam diante de perdas.
O dito de Freud deveria ser um mantra para todos e usado sem moderação todos os dias pela manhã e nas derrotas, nos erros, nos tropeços, nos fracassos, nas crises pessoais, nas perdas.
Se colocar de pé tendo a possibilidade de cair novo é um ato de coragem e inteligência. Se recuperar, se recompor é indispensável porque todos os dias temos pequenas derrotas e, às vezes, grandes tragédias.
O ser humano é dono de dois potenciais, paradoxais e conflitantes, Tanatos, o destrutivo e Eros, o criativo.
O potencial criativo muda pessoas, muda empresas, muda a sociedade, muda o mundo.
Escrevo isso porque diante do trauma de uma guerra mundial, nossos problemas e perdas atuais são infinitamente menores e menos dolorosos. O parque industrial está intacto e o mercado apenas parado.
Isso vai passar e faremos de novo, melhor, mais sólido, mais firme!