Cincopes

on 17 dezembro 2020

PLANEJAMENTO - LIDERANÇA PÓS PANDEMIA

Você não pode fazer que nem o governo federal que não tem um plano para o pós-pandemia. Países não quebram.

A experiência da crise que se abateu sobre o país em março de 2020, ensinou muito sobre resiliência, agilidade e empatia. O teletrabalho foi a solução imediata tomada pela maioria das empresas e essa nova realidade levou os gestores a avaliarem novas formas de sistemas de trabalho.

Alguns assumiram definitivamente o teletrabalho, outros passaram para o home office, muitos fizeram um mix de ambos e alguns criaram uma sistemática que inclui o trabalho presencial por turnos ou setores, de acordo com uma escala de rodízio para ocupação do escritório.

Numa visão de futuro próximo, a digitalização do consumo, estudo e trabalho, criando novas formas de relacionamento e a necessidade de novas ferramentas de controle será acelerada.

O que vai diferenciar as empresas é a sua capacidade de se adaptar e a velocidade e segurança com que conseguirão efetuar as mudanças.

A importância do papel dos líderes nessa transição está ligada à sua capacidade em usar sua inteligência emocional para apoiar, incentivar e gerenciar a flexibilidade, resiliência e adaptabilidade dos membros da equipe.

As empresas devem se preparar agora, com ferramentas, tecnologia e políticas para esse novo tempo. Há soluções prontas e outras em desenvolvimento, simples, complexas, uso individual ou em rede, caras e de baixo custo, para qualquer tipo ou tamanho de empresa.

A saúde e o ambiente de trabalho saudável serão preocupações permanentes. E falamos aqui também do ambiente virtual. Desafios, confiança, liberdade, criatividade e responsabilidade serão fundamentais na formação de equipes. O líder precisará de uma abordagem de trabalho mais flexível, transparente e focada no funcionário.

O colaborador desafiador da liderança será importante, porque você não precisa ter na equipe alguém que faz o que e como você faz. É preciso outra visão, outras experiências, outros limites e outros horizontes.

Entender esse novo processo é um passo importante para um líder que precisa conquistar a confiança de cada um e do todo. Desenvolver sua liderança nas áreas física, mental e relacional, ajudará no desenvolvimento da resiliência, adaptabilidade e engajamento dos liderados.

O desafio é enorme, mas se arme de vontade e aproveite a tecnologia para ajudá-lo nessa tarefa.