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on 30 maio 2021

PLANEJAMENTO - BUSINESS DEVELOPMENT, A EMPRESA NO FUTURO

Uma empresa tem que ser mais inovadora do que a imaginação dos clientes”, Eduardo Gomes de Matos. 

Business Development é a união das áreas de inteligência estratégica e novos negócios, com a missão de ajudar na eficiência operacional, melhores experiências e geração de valor no relacionamento produtivo e lucrativo de médio e longo prazo com o cliente.

O setor não faz parte do universo comercial ou financeiro da empresa, uma vez que sua atuação é mais ampla do que isso. A área de BizDev usa as ferramentas de marketing, BI, CRM e SAC para gerenciar e potencializar o negócio da empresa.

Cabe a ele identificar e gerenciar de forma segura relações com outras empresas que sejam capazes de auxiliar as demais áreas a atingir seus respectivos objetivos.

Ele prospecta o mercado se aproximando de setores da empresa focado em apresentar soluções para necessidades setoriais internas, desenvolvimento de tecnologia, abertura de mercados e novas oportunidades de negócio. Avalia a aderência de produtos e serviços, tanto nos mercados em que ela já está inserida quanto em outros que ela pretende explorar.

Mapeia os concorrentes e seus diferenciais, os potenciais parceiros e clientes e identifica oportunidades de negócios para a empresa.

Faz análises minuciosas, estabelece estratégias de aproximação com os interessados em ações sinérgicas e acompanha o processo para que seja executado e concluído com sucesso.

É muito importante na relação B2B, uma vez que o ciclo de relacionamento é mais duradouro e mais rentável que o B2C. O BizDev faz um papel consultivo junto aos clientes, buscando soluções e sintonia de negócios, através de interações constantes.

A área de BizDev trata da criação de oportunidades de negócios sólidas, levando em conta as variáveis de mercado, dos clientes e a relação com os públicos de interesse. 

Que tipo de oportunidades? Ampliação de receita, aumento de lucros, expansão de mercado e prospecção comercial. Nesse caso, mais do que encontrar clientes, trata-se de aumentar as áreas de interesse da empresa e gerar valor à organização.

Suas tarefas, em síntese:

- Compreender o perfil ideal de clientes e parceiros;

- Contato com prospects para entender em qual estágio da jornada se encontram;

- Prospectar e qualificar novos clientes;

- Encaminhar ao time comercial os leads prontos para conversão;

- Criar réguas do perfil de prospects;

- Mapear potenciais parceiros e clientes;

- Propor estratégias e ações para data monetization;

- Monitorar a carteira de clientes focado no cohort retention;

- Propor pontos de contato e campanhas que gerem valor ou ganho reputacional à marca;

- Avaliar lucratividade e rentabilidade do portfólio, sugerindo melhorias ou descontinuidade;

- Entender se o produto/serviço oferecido atende às necessidades do cliente;

- Propor estratégias de precificação e articulação visando modelos de negócios bem-sucedidos;

- Consultoria ao time de vendas na busca de soluções diferenciadas que façam crescer os negócios próprios e dos parceiros;

- Definir planos de ação de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

Esse é um caminho eficiente para a expansão sustentável dos negócios porque está voltado para planejamento de ações no médio e longo prazo. Com o aumento da competição nos mercados, muitas empresas enxergaram que a venda de soluções é um grande diferencial.

A busca de receitas previsíveis através do planejamento, a recorrência e o crescimento de maneira organizada são fatores importantes na previsibilidade e possibilidade de aumento de fluxo de caixa ao valorizar o relacionamento com empresas, se antecipando a problemas e apresentando soluções que aprofundem esse relacionamento.

Além de atuar junto a outras áreas para demandas específicas, tem papel fundamental na definição de estratégias para a organização como um todo.

A área de BizDev ajuda a empresa a avaliar o desempenho atual e a encontrar maneiras de crescer, atingindo seu pleno potencial.

BizDev é pensar a empresa no futuro.