Cincopes
Cincopes ›

on 06 junho 2022

PLANEJAMENTO - O NOVO FOCO DO LÍDER

Em 1942, Cyryl Northcote Parkinson escreveu um livro de humor, sobre como ele via a burocracia na Marinha britânica. Em 1955, seu livro virou um artigo para a Revista The Economist e, com o passar dos anos, muitas de suas observações foram aproveitadas por gestores e empreendedores.

A Lei de Parkinson mostra que se você receber uma tarefa para ser executada em três horas, mesmo que possa ser feita em duas ou em uma, você vai realiza-la no tempo determinado, o que me deu a nítida impressão que o artigo foi redigido ontem.

A gestão de pessoas sofreu uma mudança radical na atualidade, acelerada pela pandemia e pelas novas ferramentas de controle dos processos.

Você não tem mais o controle visual sobre a ocupação de funcionários e isso está fazendo com que muitos aproveitem para otimizar melhor seu tempo.

No home office, as pessoas tendem a administrar melhor seu tempo, fazendo com mais rapidez, precisão e em menos tempo as tarefas a elas determinadas, sobrando mais tempo para sua vida pessoal. Isso colocou em cheque os gestores que resolveram usar zoommeetteams e outras tecnologias para tentar controlar as pessoas.

O documento de Elon Musk é uma clara visão do egocêntrico e narcisista que ele está se tornando ou aquele que não conhecíamos.

Empresas focadas apenas em processos vão morrer. Processos necessitam de automação, são para robôs. Você deve controlar os processos, nunca as pessoas.

O gestor ou líder que não se preocupar com a sua gente é limitado, sem visão do negócio e não entende de pessoas.

Reuniões ocupam percentual considerável do tempo produtivo e são agendadas rigidamente em calendários, devendo ser convocadas apenas quando a solução ou o impasse se impõe.

A velha discussão do problema e não da solução gera um alto índice de ineficiência.

Saber lidar e administrar seu tempo da melhor forma possível é uma atitude sábia e a base para o sucesso. 

Tenha tempo para abrir e responder e-mails, monitorar redes sociais, reuniões de feedback, cuidar de seus problemas pessoais, horário de alimentação, tempo para leitura, analisar relatórios, lazer, conhecimento, família etc. E quando estiver em uma tarefa, só parta para outra ao terminar o tempo determinado a ela ou por final da tarefa.

Se você está insatisfeito na sua empresa, tenho uma dica pra você:

Mude de empresa, não espere a empresa mudar. Quando falamos de cultura e ambiente corporativo, pode levar anos para as coisas mudarem, você não tem tanto tempo assim.