“Dividir é uma forma de somar, crescer!”
O Século XXI
transformou o modo como as pessoas se relacionam com o dinheiro e bens. E
o consumo colaborativo é uma evidência da mudança de valores
do consumidor, da substituição da propriedade pelo acesso.
Num momento
de transformações em que enfrentamos problemas ambientais, crises econômicas e
exageros no consumo, as redes sociais e a internet se tornaram grandes
influentes nas mudanças de nossos hábitos de consumo.
O velho
aluguel, escambo, permuta, carona solidária e a prestação de serviço part
time foram democratizados pela tecnologia, colocando em escala mundial
o mercado disponível.
Como
qualquer outro negócio, ele funciona se resolver problemas, trouxer uma solução
inovadora, proporcionar uma boa experiência e conseguir se tornar um PMF
recorrente.
Quando
consegue, você tem o conhecimento sobre as necessidades e o entendimento do
comportamento de seu cliente, um produto a ser explorado.
O hiperfoco
pode tirar do empreendedor a visão do mercado, os movimentos do consumidor e o
cenário para onde sua concorrência e a sociedade estão se movendo. A
ambidestria organizacional define o papel da gerência média, foco
na operação; e a alta gerência, biz dev e board, pés no presente e
visão no futuro.
A economia
colaborativa chegou às empresas com o outsourcing, que permite contratos mais
sustentáveis, econômicos e inovadores, além de ajudar na logística reversa e na
atualização de máquinas e equipamentos em menor tempo.
O marketing
se redirecionou para massificar o valor da marca, a importância de comprar bem,
mostrar não que a lavadora lava 10kg, mas que ela consome menos energia,
precisa pouca água, usa detergentes biodegradáveis, faz menos barulho, seus
processos de fabricação são sustentáveis etc.
E nessa
mudança, o protagonismo passou a ser das pessoas. Primeiro mudando a cultura da
importância de ter e, depois, aprendendo a compartilhar. Uma era de aprendizado
para o ser humano e desconstrução de uma sociedade de consumo.
Essa é uma
tendência mundial, não adianta você voltar para a caverna.
Emoticon Emoticon