Cincopes

on 10 junho 2022

PLANEJAMENTO - RENTABILIZANDO A OCIOSIDADE

 “Dividir é uma forma de somar, crescer!”

O Século XXI transformou o modo como as pessoas se relacionam com o dinheiro e bens. E o consumo colaborativo é uma evidência da mudança de valores do consumidor, da substituição da propriedade pelo acesso.

Num momento de transformações em que enfrentamos problemas ambientais, crises econômicas e exageros no consumo, as redes sociais e a internet se tornaram grandes influentes nas mudanças de nossos hábitos de consumo.


O velho aluguel, escambo, permuta, carona solidária e a prestação de serviço part time foram democratizados pela tecnologia, colocando em escala mundial o mercado disponível.

Como qualquer outro negócio, ele funciona se resolver problemas, trouxer uma solução inovadora, proporcionar uma boa experiência e conseguir se tornar um PMF recorrente.

Quando consegue, você tem o conhecimento sobre as necessidades e o entendimento do comportamento de seu cliente, um produto a ser explorado.

O hiperfoco pode tirar do empreendedor a visão do mercado, os movimentos do consumidor e o cenário para onde sua concorrência e a sociedade estão se movendo. A ambidestria organizacional define o papel da gerência média, foco na operação; e a alta gerência, biz dev e board, pés no presente e visão no futuro.

A economia colaborativa chegou às empresas com o outsourcing, que permite contratos mais sustentáveis, econômicos e inovadores, além de ajudar na logística reversa e na atualização de máquinas e equipamentos em menor tempo.

O marketing se redirecionou para massificar o valor da marca, a importância de comprar bem, mostrar não que a lavadora lava 10kg, mas que ela consome menos energia, precisa pouca água, usa detergentes biodegradáveis, faz menos barulho, seus processos de fabricação são sustentáveis etc.

E nessa mudança, o protagonismo passou a ser das pessoas. Primeiro mudando a cultura da importância de ter e, depois, aprendendo a compartilhar. Uma era de aprendizado para o ser humano e desconstrução de uma sociedade de consumo.

Essa é uma tendência mundial, não adianta você voltar para a caverna.