Cincopes

on 14 julho 2022

PLANEJAMENTO - CAOS E INOVAÇÃO

Já deu pra perceber que pós pandemia temos mudanças importantes. Poderia estar melhor, mas o que era normal resiste, se negando a reconhecer que ele era o grande problema.

Na sociedade, despontou o verdadeiro perfil das pessoas com seus conceitos, preconceitos, medos e inseguranças. Mas também teve solidariedade, humanidade e empatia.

Muitas empresas sofreram um choque de realidade. O normal não era um desafio, tudo ia andando na mesmice, sem nuvens e sem ameaças no horizonte.

Veio a crise, a pandemia, o medo, a paralisia e capacidades foram postas à prova.

Empresas sucumbiram e muitas estão mortas, mas resistem em se entregar ou pivotar. Não o negócio, a gestão.

São empresas zumbis que serão engolidas ou superadas em breve, uma depuração natural do mercado.

As contratações baseadas em hard skills e avaliadas em soft skills já não atendem as necessidades. O home office, o teletrabalho ou presencial mudaram não só a configuração física das empresas, impactaram a cultura e chocaram gestores e líderes que não perceberam ou não se prepararam para a mudança.

O velho sistema centralizado do século passado, se atualizou com as reengenharias do início dos anos 2000 para descentralizado. Hoje, sucumbiram diante do distribuído.

A realidade se impôs diante do fato que o mercado precisa de talentos, clientes e dinheiro.

E, “oh, surpresa!” - o processo de compra não termina quando o dinheiro entra no caixa, continua até voltar novamente ao cliente.

Mesmo que a onda de call centers, atendimento automatizado e a premissa do “contactless” praticada por muitas empresas tente mudar a realidade, a atenção e a reciprocidade são as grandes armas para conquista e retenção do cliente.

Por fim, duas notas básicas:

1.    Seu colaborador TAMBÉM é seu cliente.

2.    Para sua empresa crescer, você TEM que crescer com ela.

O futuro da empresa está na decisão do gestor em definir se seu negócio será uma onda, uma moda ou uma tendência.

A inovação começa pela cabeça dos gestores. Se você não acredita, seu pessoal também não vai acreditar.