Cincopes

on 15 abril 2025

PLANEJAMENTO - NEGÓCIOS, O CAMINHO É DESENVOLVER

 Assim como o mundo, os negócios estão mais complexos, o mercado mais disputado, a concorrência está na mão do consumidor e as oportunidades estão além do nosso quintal.

Comportamentos subvertem a lógica social e civilizatória, ditados por regras que desconhecemos, alienígenas e virtuais. Há uma tímida onda de resistência, mas o que vale hoje é o impacto de várias forças complementares e, às vezes, contraditórias. O confronto engaja, o ódio une.

Se posicionar nesse contexto é problemático porque é um componente emocional que você tem que agregar a outros tradicionais como preço, sustentabilidade, fidelidade, novas experiências, responsabilidade social, causas, menor custo, incertezas, inflação e outros. Esse mix complexo dificulta a definição de estratégias, a modelagem do produto ou serviço, a consolidação do relacionamento com o cliente e a criação de um modelo de negócio inovador e rentável.

Como desenvolver seu negócio, adequar o produto e apresentar um serviço que possa conquistar e se consolidar no mercado?

Não é uma luta para apenas um soldado. A solução pode estar na criação de uma rede de relacionamentos complementares ou impulsionadores que agreguem soluções, inovação e valores ao seu produto, um ecossistema baseado em join venture, parcerias ou venture builder.

Negócios só sobrevivem ao se renovar, inovar, ampliar e conquistar mercados e clientes.

Uma consultoria externa ou setor de desenvolvimento de negócios diverso, multidisciplinar e independente pode ajudar na definição de um modelo que melhore o desempenho, estimule a criatividade, promova a inovação aberta, gerencie o relacionamento entre parceiros com áreas complementares e busque a solução no mercado entre players com produtos ou serviços diferentes, mas convergência de segmentos.

Um ecossistema aumenta a resiliência do negócio, cria soluções com custos compartilhados, amplia sua base de clientes, promove a inovação e incentiva a criatividade.

O desafio é entender a real necessidade do cliente, ter times e squads preparados e criar um ambiente colaborativo e de confiança entre todos, colaboradores e empresas. E só é eficiente e eficaz se todas as partes capitalizarem seus benefícios.

Estudar tendências, avaliar oportunidades e ameaças, administrar objetivos e orçamentos presentes e desenhar cenários e soluções futuras com horizontes de médio e longo prazo é um trabalho com os pés no presente e o olhar no futuro.

Bora pensar, planejar, compartilhar e executar!