Se você ainda não entendeu a importância da economia recorrente para os negócios, pare tudo e vá se atualizar.
Não é modismo, trata-se de uma prática antiga que ferramentas modernas deram um novo potencial. Seu uso é frequente para fortalecer laços com o cliente, aumentar seu ticket médio, diminuir seu CAC e criar um fluxo de caixa recorrente.
A geração permanente de caixa através do consumo recorrente de produtos ou serviços só é possível com a melhoria dos serviços, oferta de produtos diferenciados e atendimento humanizado, um grande desafio às empresas que buscam cada vez mais se afastar do contato direto com o cliente, usando calls centers ou acabando com lojas físicas.
O cliente não precisa de uma chave de fenda quando entra numa ferragem, precisa apertar um parafuso. Ele não precisa de um carro ao usar um app, precisa se locomover. Em ambos os casos, há outras soluções (canivete, faca, moeda ou bicicleta, carona, patinete) e o consumidor dará preferência ao mais conveniente, rápido, eficiente ou que já tenha proporcionado uma boa experiência, de acordo com sua urgência ou capacidade.
Neste nicho operam os portais de e-commerce, oferecendo vantagens no preço, comodidade no atendimento e facilidade de formas de pagamento aliados a uma logística ágil e rápida. Todo esse esforço é coroado com uma estratégia de comunicação que alia abordagens virtuais e presenciais, promoções e gamificação, mantendo sua marca presente na vida do consumidor.
Há várias maneiras de incentivar a recorrência como assinaturas, planos de fidelidade, milhagem, gamificação ou ranking, cupons de descontos e tantos outros que a tecnologia e a criatividade podem proporcionar. A vantagem oferecida deve realmente atender suas necessidades e melhorar sua percepção de satisfação com a empresa.
Você nunca vai entender seu cliente estando longe dele porque ele não vai gritar pra você ouvir.
Esteja preparado para manter um relacionamento permanente, não só durante o momento da compra do produto ou uso do serviço. Esse investimento melhora o fluxo de caixa, permite personalizar produtos e serviços, automatizar cobranças, acessar informações importantes com baixo custo, oferecer funcionalidades que ele precisa ou nem sabe que precisa, aumentar o ticket médio do cliente e torná-lo um replicador ou intrainfluencer, emprestando sua credibilidade à sua marca.
Na esteira do sucesso da economia recorrente, surgiram empresas com ferramentas que ajudam na gestão de relacionamento fornecendo soluções no modelo SaaS, um mercado que já fatura cerca de U$ 250 bi/ano, no Brasil. As líderes no setor são Microsoft, Adobe, SAP, Oracle, ServiceNow, Zoom, Shopify, Atlassian e HubSpot, mas também há centenas de startups e empresas brasileiras com boas soluções.
O consumidor busca a melhor experiência e não deseja, necessariamente, comprar algo que terá pouco uso ou utilidade. Não é um mau negócio ou Microsoft, Netflix, Spotfy, Amazon, TAG, SexLog, Uber, Mercado Livre e gigantes do varejo não teriam adotado.
Pouco importa o tamanho ou segmento do seu negócio, ele só é bom se você entender DO e DE negócio e, além de saber QUEM é o seu cliente, conhecer seus desejos e necessidades.
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