CAMPANHAS PROPORCIONAIS
1 O SEGREDO DO POSICIONAMENTO
Estabeleça propostas que atinjam as
expectativas dos eleitores
Na majoritária,
discurso, proposta e imagem dentro do desejado pela maioria dos eleitores
facilitam a conquista dos votos entre poucos candidatos.
Para o proporcional
é muito diferente, porque é preciso um quociente mínimo de votos, enfrentando a
indiferença do eleitor e na disputa
direta com centenas de outros candidatos. É um voto que, por todas as suas
circunstâncias, é disputado um a um,
com discurso específico, dirigido a setores do eleitorado onde está o seu eleitor alvo. Isto exige precisão da imagem, discurso objetivo e plataforma concreta.
O voto proporcional é segmentado, obrigando o candidato a descobrir exatamente onde estão
e quem são seus eleitores potenciais e se preparar para lutar por eles. Isso concentra
esforços, evita perda de tempo e dinheiro, além de evitar o desgaste de sua
imagem em áreas onde não há reconhecimento público ou rede de apoio eleitoral.
O posicionamento varia de acordo com região, categoria
profissional, vínculos religiosos, causas ou bandeiras específicas e que
possuam um apelo significativo entre os eleitores.
Reproduzir a campanha majoritária é um erro, porque a
proporcional tem circunstâncias estratégicas e táticas completamente distintas.
Não tema ter um posicionamento aparentemente pequeno em
ambição política, nem um discurso limitado a um universo restrito de assuntos.
Não é preciso ter respostas para tudo, e nem falar para todos os eleitores.
Você tem que ter as respostas certas para o eleitor certo.
Essa capacidade de definir o seu eleitor e de focar seu posicionamento são
alguns dos maiores desafios da campanha.