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on 22 março 2016

POLÍTICA - Campanhas Proporcionais - Posicionamento

CAMPANHAS PROPORCIONAIS

1 O SEGREDO DO POSICIONAMENTO

Estabeleça propostas que atinjam as expectativas dos eleitores

Na majoritária, discurso, proposta e imagem dentro do desejado pela maioria dos eleitores facilitam a conquista dos votos entre poucos candidatos.

Para o proporcional é muito diferente, porque é preciso um quociente mínimo de votos, enfrentando a indiferença do eleitor e na disputa direta com centenas de outros candidatos. É um voto que, por todas as suas circunstâncias, é disputado um a um, com discurso específico, dirigido a setores do eleitorado onde está o seu eleitor alvo. Isto exige precisão da imagem, discurso objetivo e plataforma concreta. 

O voto proporcional é segmentado, obrigando o candidato a descobrir exatamente onde estão e quem são seus eleitores potenciais e se preparar para lutar por eles. Isso concentra esforços, evita perda de tempo e dinheiro, além de evitar o desgaste de sua imagem em áreas onde não há reconhecimento público ou rede de apoio eleitoral.

O posicionamento varia de acordo com região, categoria profissional, vínculos religiosos, causas ou bandeiras específicas e que possuam um apelo significativo entre os eleitores.

Reproduzir a campanha majoritária é um erro, porque a proporcional tem circunstâncias estratégicas e táticas completamente distintas.

Não tema ter um posicionamento aparentemente pequeno em ambição política, nem um discurso limitado a um universo restrito de assuntos. Não é preciso ter respostas para tudo, e nem falar para todos os eleitores. Você tem que ter as respostas certas para o eleitor certo. Essa capacidade de definir o seu eleitor e de focar seu posicionamento são alguns dos maiores desafios da campanha.