Cincopes

on 20 março 2016

POLÍTICA - Os Cinco Pês da Campanha

OS 5 PÊS DA CAMPANHA
2016, ano de eleição.
Preparei esta plataforma interativa com a finalidade de expor informaçõesdicas e esclarecimentos aos candidatos, gestores públicos, políticos, partidos e entidades do terceiro setor que não podem prescindir da comunicação.

Também o militante e o cidadão comum encontrarão aqui material que lhes permita entender um pouco o mundo da comunicação política e como ela os afeta.
Para os políticos, a proposta é tratar sobre o desejo de concorrer e os passos a serem dados antes da reta final.
Vamos começar pela eleição que já está aí. Para os candidatos, a esperança de se eleger numa eleição com novas regras e em um ambiente conturbado de crise econômica, política e de enfrentamento. Para o eleitor, a esperança de escolher bons políticos e ver sua vida melhorar.
Para os políticos e suas equipes será um ano de muito trabalho e luta. O sucesso de sua candidatura está diretamente ligado ao seu empenho pessoal e organização.
Independentemente de ser a primeira disputa ou uma reeleição, campanha eleitoral é sempre um novo desafio. Detalhes, objetivos, ambiente, recursos, discurso, compromissos e alianças devem ser superados com rapidez, para ontem e ao mesmo tempo.
Há três fatores fundamentais na campanha, recursosorganização e empenho pessoal do candidato, e é na sua combinação perfeita que está a receita do sucesso. Se você tiver as três, são grandes suas chances de sucesso. A falta de recursos pode ser superada com empenho e organização. A falta de organização pode ser superada com recursos e empenho. Mas sem empenho pessoal do candidato, não há equipe motivada, não se consegue captar recursos e falta a figura que justifica a organização. O sucesso só é possível no acaso e só garante um mandato.
Estes são os 5 Pês de uma campanha eleitoral.
PARE! Refletir sobre o que o trouxe até aqui é essencial para o futuro, mas não o suficiente. Analise o quadro político, vislumbre suas chances, defina que tipo de candidato será, levante seus apoios (políticos, populares, infraestrutura e financeiros), avalie sua capacidade de mobilização, área de atuação e outros fatores fundamentais para saber seu real potencial. O bom senso e uma assessoria independente e isenta podem lhe dar uma resposta clara, mesmo que não seja a que você espera. Pelo menos você concorrerá sabendo da sua real capacidade eleitoral e, assim definir objetivos secundários ou futuros.
PESQUISE! Você tem uma vida, uma história, um discurso, um trabalho, uma rede de relacionamentos. Descubra como suas habilidades e rede relacionamentos podem ajudar na definição de seu discurso. Este é o momento de ouvir muito para encontrar um discurso próprio, forte e coerente com sua atuação.
PENSE! Vislumbre-se no futuro, daqui a 2 ou 4 anos e descreva o caminho que precisa percorrer para chegar lá com sucesso. Defina os responsáveis por cada área, porque as funções do candidato são apenas motivar e conquistar o voto. Eles, junto com um profissional, serão os responsáveis pelo planejamento que organizará a campanha e o seu futuro no mandato.
PLANEJE! Organize-se e defina metas. Implante rotinas, sistemas de coordenação e controle, faça o orçamento, prepare estratégias, táticas e o material básico de propaganda, selecione e treine o pessoal, respeite o cronograma, atualize sua agenda e listas de apoios e consiga as ferramentas e os equipamentos para a sede da campanha. Para este trabalho, escute sua equipe, a população e contrate um especialista. Lembre-se que é sua carreira que está em jogo e para isso toda ajuda sempre é bem-vinda já que ninguém sabe tudo.
PRATIQUE! Busque cumprir desde o primeiro momento as metas traçadas. Gerencie e mobilize sempre. Não deixe para o período eleitoral legal porque será tarde e caro demais.
E como fazer tudo isto? Com trabalho, organização e foco. O candidato vitorioso deve a vitória à organização e à sua equipe. Os perdedores devem a derrota a si mesmo.
Boa eleição!