Cincopes

on 11 junho 2018

PROSA - UM BRASIL SEM IDEIAS

Temos vivido períodos de avanços, estagnação e, principalmente no último ano, uma séria regressão econômica e social no Brasil.

O brasileiro está tonto pela onda vertiginosa dos acontecimentos e encurralado pelas forças que desavergonhadamente emergiram das sombras.


Além da falta de um pensamento de união nacional, não temos novas e teimamos em aplicar velhas ideias para resolver novos problemas. Em resumo, o país do futuro está sendo consumido por um Brasil velho, arcaico e usurpador de sonhos.
O binômio tecnologia-informação que deveria ser o grande fomentador do processo em busca de soluções, não consegue encontrar espaço na sociedade.
A tecnologia acaba nos absorvendo e consumindo tempo precioso que poderia ser dedicado ao processo criativo.
A informação é dispersa e rasa. Talvez, seja o brasileiro o maior consumidor de informação inútil do planeta. Desconhecemos o valor e a importância da informação para formular processos, inovar, fazer algo totalmente novo, nunca pensado, jamais aplicado.
Como desenvolver um processo criativo e inovar sem pesquisa, sem experiências, sem discutir métodos, testar teorias, sem novas práticas e sem financiamento?
Todas as ideias são boas, mas só as colocadas em prática se transformam em ótimas.
Ideias movem o mundo, transformam realidades e projetam o futuro.
Como pensar um futuro se não temos ideia alguma de que Brasil queremos?
Precisamos urgentemente de sonhadores, pensadores e utopias desafiadora, porque nunca ideias foram tão necessárias como no Brasil de hoje.