Cincopes

on 04 junho 2018

PROPAGANDA - REDES SOCIAIS, SEMPRE ALERTA


As redes sociais são tão presentes em nosso cotidiano que é preciso cuidado para que o óbvio não seja ser esquecido em momento algum. Analisar redes sociais é navegar em meio a um turbilhão de informações com relevâncias que vão do essencial ao inútil. Para errar menos, você deve observar alguns pontos.
Comunicação permanente, porque a tecnologia coloca o consumidor em contato com você a qualquer hora e em qualquer lugar. Permanente não é encher a timeline do internauta com postagens, porque elas têm um período de vida útil de acordo com cada rede social, segundo a Wisemetrics.
Relevância e critério orientam as redes sociais, mas elas não são um todo. Cada uma tem público, finalidade, peculiaridade, linguagem e horário definido para postagem. Pesquise, investigue, analise e teste quantas vezes forem necessárias até que obtenha o mix perfeito do conjunto de fatores - abordagem, texto e forma (webcard, foto, enquete, vídeos) que melhore o seu nível de engajamento. 
Avalie o ambiente off-line. Eventos, datas e o factual são gatilhos que o levam para o on line. Postagem de oportunidade no horário de maior tráfego melhora o engajamento. Você está na web, mas não pode se desconectar da realidade.
Respeite o internauta. Avalie como responder e o faça no menor tempo possível. O público interno e externo devem ter regras claras, públicas, objetivas e de fácil compreensão. Boas maneiras cabem em qualquer lugar. As pessoas precisam saber se há mediador e os critérios para exclusão ou bloqueio, que só devem ser aplicados após análise criteriosa. Mantenha a serenidade e não se desgaste em discussões.
Humildade, porque você também erra. Seu conteúdo nem sempre é perfeito e críticas são melhor que elogios para saber o que funciona ou não na sua rede. Avalie com cuidado as manifestações e as separe por cliente insatisfeito, críticas construtivas, comentários polêmicos e aqueles que só tem a intensão de “causar”. A prioridade, o cuidado e a atenção sempre são do cliente insatisfeito. Não tenha receio de pedir ajuda.
Monitoramento permanente é imprescindível para avaliar o tráfego e a interatividade. Prepare sua equipe para avaliar dados que permitam prever com segurança, reagir com rapidez, interagir com eficiência, criar relacionamentos e saber que impressão você causa. Há ferramentas gratuitas ou de baixo custo que enviam alertas para seu smartphone, evitando que você perca o controle e a iniciativa.
Diálogo é fundamental. Interaja, converse, responda, curta, comente, compartilhe, pergunte, opine, sugira… crie vínculos com as pessoas, porque a internet é apenas uma ferramenta. O interlocutor tem que saber que há sentimento em seu relacionamento.
Pesquise, para entender como seu cliente interage com outras pessoas, marcas ou comunidades. O que ele pensa, de onde veio, para onde foi, quem é, o que curte, o que odeia, o que gosta... Uma boa equipe de analistas é capaz de decifrar o cliente e se preparar para ele, com produtos, ideias ou serviços que atendam seus desejos. Monitore a concorrência para entender seus planos e o que funciona ou não em sua relação com o cliente.
Transparência é ferramenta de relacionamento. Se você precisa conhecer seu cliente, a recíproca também é verdadeira. Não tenha medo de se expor. Comente sobre seus projetos, missão, valores e se posicione. Apoie iniciativas e participe de atividades que tenham proximidade com sua marca e seu público. As pessoas vão se identificar e criar um vínculo emocional.