Cincopes

on 16 março 2020

POLÍTICA - A INCAPACIDADE DE JULGAR

“Pensar é difícil, é por isso que as pessoas preferem julgar"
Carl Gustav Jung
O radicalismo que assola o mundo, mostra como vivemos numa época em que velocidade é mais importante que coerência e bom senso.


Temos uma necessidade de ter opinião sobre tudo, mesmo sobre temas que apenas ouvimos falar. Não ter opinião formada sobre tudo nos coloca no limbo, à margem.
Essa pressa tira a profundidade da análise e nossas opiniões, conceitos e preconceitos tornam-nos juízes parciais e repercute em pessoas, próximas ou não, que nos têm como referência.
Em todo o mundo, “bem”, “mal", “bom” e “ruim” são novos paradigmas individuais baseados em um sistema de crenças pessoal. Visões subjetivas se tornam objetivas. indícios viram evidências e evidências se transformam em provas irrefutáveis. É uma prática que nos leva a ser aceitos em nossos grupos sem contestação, é fácil, é imediato, porque pensar exige um tempo e uma dedicação que não temos ou não queremos ter.
Numa colocação simples, suas posições são rótulos, estigmas. Seu julgamento diz muito mais sobre você do que sobre o objeto de seu julgamento. Sua opinião é efêmera, se esvai, mas sua postura e atitude lhe definem.
Pensar liberta, dá responsabilidade, visão de mundo, nos tornamos empáticos.
E pessoas muito melhores. Experimente!