Cincopes

on 22 abril 2020

PLANEJAMENTO - CADÊ A GESTÃO

A crise do corona virus trouxe à tona um problema comum à muitas empresas, a falta de gestão.
Todo mundo fala em vendas, marketing, relacionamento e fidelização de clientes como se a receita fosse a solução de tudo.
Muitos empresários vendiam o almoço para pagar a janta, financiando seu crescimento e sem preocupação com o dia de amanhã. Ok, decisão de negócio, só que venderam também a sobremesa.
Previdência e caldo de galinha nunca fizeram mal a alguém.
Colocar a sobremesa num fundo de reserva ou aprovisionar recursos para riscos ou incertezas teria dado melhores condições para enfrentar a tempestade.
A gestão compreende receita, despesa e política humanizada no relacionamento com os colaboradores.
Para ter uma empresa mais ágil e mais inovadora, é preciso a atualização gerencial, substituindo o comando-controle pelo incentivo à participação do time de colaboradores.
Muitas empresas sofrerão e mudarão seu board por executivos mais afeitos à gestão e visão moderna do mercado, seja por contratação ou transferência para pessoal com mentalidade gerencial. A centralização mostrou ser um grande risco à sobrevivência das empresas.
Aqueles que conseguirem sobreviver, terão que prestar mais atenção à gestão do seu negócio.
O lado bom da crise é que, no final, os despreparados sucumbirão ou serão absorvidos por aquisição ou fusão e restarão empresas mais saudáveis e executivos mais conscientes e preparados.
2020 representa a perda de uma década de crescimento e vamos levar algum tempo até recuperar a confiança do consumidor e do empreendedor.
Marca, também, o início de uma nova era na gestão de empresas.
Lei de Darwin. Não serão os fortes, mas os espertos que sobreviverão.