Cincopes

on 02 abril 2020

PLANEJAMENTO - SE REINVENTAR NA INCERTEZA

Seu mundo era organizado e tudo estava em seu lugar. Você tinha planos de médio e longo prazo. Seu planejamento estratégico estava baseado na certeza de que 2020 seria melhor que 2019.
Mas... essa é a vida, a única certeza é que não há certezas.

Diante do impacto da crise, do futuro incerto e do cenário confuso, o que você está fazendo?
Ficar sentado, lamentando, criticando o governo, vociferando contra os chineses ou maldizendo o vírus não vai levar você a lugar algum.
Aproveite essa pausa para rever algumas coisas, acelerar outras e principalmente para refletir.
A gente sempre deixa a reinvenção, a inovação para mais tarde. Agora já é mais tarde e se piscar, será muito tarde.
Esqueça o passado, o mundo será outro?
Seu mercado será diferente, seu cliente mudará. Os escritórios serão menores. As reuniões serão on line. O meio ambiente terá sua importância reavaliada. O relacionamento entre nações mudará. O debate ideológico ficará a cargo dos sem discurso. A globalização superará as fronteiras políticas.
Uma nova consciência vai surgir. Cada cidadão terá mais consciência do seu papel e responsabilidade na sociedade. É uma mudança cultural forçada e acelerada pela crise.
As empresas com líderes reagirão mais rápido daquelas que têm chefe, dono. O líder deve motivar a equipe, rever projetos, avaliar soluções, projetar cenários.
As empresas que agem coletivamente terão mais agilidade e capacidade de superação, porque a participação de todos será fundamental. Mobilize sua equipe em grandes encontros para pensar coletivamente na busca de soluções. Ouça, delegue, avalie e decida. Invista tempo avaliando, planejando e só depois execute com rapidez.
A alta gerência deve se dedicar, prioritariamente, ao macro. O micro, o dia a dia é responsabilidade da gerência média.
Se você tem bons quadros de média gerência, sua experiência operacional e de processos manterá o navio flutuando e lhe mostrará qual a melhor tática para enfrentar cada onda.
Isso tudo não garante passar incólume pela situação, mas diminuirá consideravelmente o risco e você sairá mais forte e preparado para os próximos desafios.
Essa crise nos dá algumas lições.
Se reinventar, inovar e evoluir não tem prazo não tem data, deve ser uma prática constante.
As pessoas terão que aprender a dar real valor ao dinheiro. Viver com menos para viver melhor.