Cincopes

on 18 fevereiro 2021

PLANEJAMENTO - CAPITALISMO DE STAKEHOLDERS

Um novo posicionamento das empresas deve se popularizar e expandir após a crise do covid19.

Após quase 50 anos do capitalismo liberal clássico, o capitalismo de shareholders, surge o capitalismo de stakeholders.

A diferença crucial entre eles é a forma como se relacionam com seu ecossistema e a relevância que isso passa a ter junto ao mercado.

O capitalismo liberal, focado na satisfação lucrativa dos sócios e investidores, se realinha para se aproximar e dar importância aos stakeholders.

Colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, sistemistas e tudo que É a empresa passa a ser a força motriz do seu sucesso.

O chefe perde a importância executiva, o gestor passa a ser o guardião da cultura e o líder, não ordena, discute com a equipe a melhor forma de atingir as metas que satisfaçam o propósito da empresa.

O colaborador e o cliente estão entre as prioridades, porque eles sabem o que é e o que querem da empresa.

Mais do que o gestor, os colaboradores conhecem o sistema interno e os processos que precisam ser implementados para que o fluxo de trabalho, o atingimento de metas e o propósito da empresa seja alcançado.

E o colaborador guarda um conhecimento valioso recolhido no trato com o cliente. Com treinamento e ferramentas, é capaz de entender o cliente e se antecipar às suas necessidades, ajudando a empresa a desenvolver com rapidez e segurança, formas de surpreender, conquistar e manter clientes.

Numa empresa tradicional, a centralização permite a decisão rápida. No novo perfil, os avanços são mais lentos, mas melhores, consistentes e mais duradouros.

Pesquisas da PcWH mostram que a rentabilidade dos acionistas e investidores é mais de 200% superior às empresas com métodos tradicionais.

É um modelo muito comum em startups, onde o crescimento é exponencial, a lucratividade é boa, mas a rentabilidade só acontece a médio ou longo prazo.

As empresas que estão melhor enfrentando a crise, grandes ou pequenas, surfam há mais de 10 anos nessa onda e serão as que menos impacto sofrerão quando ela recuar.

Coletividade é a palavra mágica. Não a da boca pra fora em que o gestor finge ouvir, flerta com a democracia para impor seus métodos e sua visão.

Equipe engajada e cliente satisfeito são o mix perfeito do sucesso, você tem um PRODUCT MARKET FIT.

Pessoas mudam empresas, empresas mudam o mundo.