Cincopes

on 01 fevereiro 2021

PROPAGANDA - A "MAGIA" DO DIGITAL E O REMARKETING HUMANIZADO

A “magia” do digital faz empresas perderem foco e clientes.

Isso acontece porque as pessoas acham que o digital é comunicação quando na verdade ele é uma FERRAMENTA de comunicação ENTRE PESSOAS.

Ele conecta uma máquina a outra para que as pessoas se comuniquem.

Pode parecer fora de contexto falar de humanizado em plena era digital, mas a necessidade de atenção é o gancho para atrair e converter novos clientes.

O simples remarketing é a comunicação com o cliente que comprou seu produto/serviço ou aquele que parou no meio do caminho. Sem filtros ou estratégia, ele corre o risco de ser prejudicial à marca.

Essa é a proposta do Remarketing Humanizado ou People Remarketing, manter a relação com quem já teve uma experiência com seu produto através de conexões humanas, experiências e interações que sensibilizem e seduzam o consumidor, com o cuidado de não se tornar invasivo e chato.

Antes da pandemia, o índice de conversão em sites de e-commerce era 2%, e hoje, chegou a 5%.

Percentualmente foi um salto, mas vamos considerar que ainda é um número muito baixo.

A estratégia de conquistar novos e reconquistar clientes inativos tem um roteiro certo.

Primeiro, trabalhar seu cadastro. Filtrar, organizar, setorizar, regionalizar, classificar, ranquear e montar uma estratégia para manter, ativar e rentabilizar o que você tem. O foco é NÃO TEM CLIENTE PERDIDO.

Segundo, defina estratégias de captura e crie uma jornada de atendimento humanizado. Defina indicadores e acompanhe os resultados friamente e analise criteriosamente.

Esqueça a simples comparação com outras empresas, porque, mesmo as do seu setor tem variáveis e diferenciais que prejudicam a comparação. Use seus números como parâmetro e incentivo e jamais se satisfaça com eles.

A era digital aumentou as oportunidades de comunicação, mas afastou as pessoas e criou uma frustração nos consumidores. Resultado, 89% dos consumidores querem atendimento humano. Você tem que decidir se quer escalar seu negócio, otimizar vendas e fazer com que as pessoas tenham um ciclo de vida duradouro em cima dos 89% ou disputar um mercado cativo de 11% com a concorrência. Aviso: a disputa é muito cara.

Por isso o humano, People Marketing, é importante nessa relação. Recursos humanos com a empatia e a capacidade de entender o cliente, sua jornada e ativar as emoções corretas que o ajudam no seu processo de escolha. Você agirá com foco no cliente e foco do cliente.

A consequência é um cliente fidelizado, com aumento do ticket médio e da taxa de recompra. Estudos mostram que ele gera 16% mais engajamento e 12% mais consciência de marca.

Como diz um velho ditado chinês, se você seguir o mesmo caminho dos outros, chegará no mesmo lugar que eles. E a praia é pequena.

Relacionamento humano forma conexões melhores e mais duradouras. Nesse período de isolamento e afastamento social, sua atenção vale muito para o consumidor.

Não confunda atenção com insistência. Avalie criteriosamente a frequência de contato, porque é chave se manter interessante ao invés de ser aquela marca chata que não para de enviar push, sms, email, cards invadir timelines, telemarketing etc.

Comunicação efetiva e boa experiência de usuário não são suficientes para maximizar suas conversões. É preciso criatividade para gerar experiências únicas, criando um elo que o tornará um love brands para o cliente.

A comunicação deve ser uma espécie de cyborg, porque o toque humano ainda é fundamental.