Cincopes

on 13 fevereiro 2023

PROSA - IDADE MÍDIA, IDADE DO HOMEM

O mundo avança em eras e idades. Tudo acontecido antes do surgimento da escrita está enquadrada na Pré-História.

Os primeiros rabiscos, traços, sinais ou pistas registradas em paredes de cavernas pelo homem como primeiras mensagens e histórias, marcaram a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.

A Idade Antiga durou até cerca de 4.000 anos após o surgimento da escrita, mas muito centrada no Oriente Médio e Império Romano.

A Idade Média inicia com a queda do Império Romano, finda com a tomada de Constantinopla e é marcada pelo início do capitalismo mercantil e desestruturação do sistema feudal.

Entre 1400 e 1500, Século XV, iniciou a Idade Moderna, fase em que as grandes viagens de navegação, principalmente dos países ibéricos, iniciaram as expedições colonialistas e a expansão do comércio internacional, fortalecendo o embrião do sistema capitalista. Essa época termina com a Revolução Francesa.

A Idade Contemporânea inicia um processo mundial de lutas separatistas, organização política dos estados, guerras mundiais, revolução industrial, avanço na ciência e tecnologia e organização social com conquistas de direitos civis, sociais e políticos.

Chegamos aos anos 60 do século XX, em que a ciência e a tecnologia iniciam um avanço exponencial e identificam a Idade Mídia, onde cada ser humano é fonte de conteúdo e sabedoria. Hiperconectado, ele tem acesso a qualquer assunto e baseado em suas crenças, conceitos e preconceitos, expõe sua visão de mundo. O poder dado pela invisibilidade e o anonimato das redes sociais transforma a comunicação de fonte de informação e conhecimento em arma de conquista de corações e mentes. Nessa luta, ética, moral, liberdade e valores andam no fio da navalha.

A sociedade luta para regular o setor, mas grandes corporações e algumas big techs não abrirão mão desse poder facilmente.

As pessoas perderam a individualidade e o indivíduo imagina ser senhor de sua razão, mas, na verdade, repete o pensamento dominante em sua bolha. A web uniformizou todas as pessoas, independente de classe, cultura, nível social, capacidade econômica, ideologia ou filosofia. Democraticamente, todos somos números e receita.

Quando iniciará a Idade do Homem?