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on 07 janeiro 2025

PLANEJAMENTO - EFICIENCIA E EFICÁCIA

 “Eficiência é fazer certo as coisas. Eficácia é fazer as coisas certas”, Peter Drucker

É comum o uso de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA como sinônimos. A sutil diferença entre elas é o pulo do gato em gestão.

Eficiência é o uso correto de todas as competências, recursos e ferramentas com o mínimo de recursos disponíveis para produzir um resultado estimado.

Eficácia é o uso correto de todas as competências, recursos e ferramentas com o mínimo de recursos disponíveis para produzir um resultado melhor em prazo menor.

Entender a sutil diferença entre elas permite determinar o desempenho de processos nas organizações e o que precisa ser descontinuado ou aprimorado.

A eficiência pressupõe um modelo sistemático testado e aprovado. A eficácia abre mão do pensamento sistêmico, ousa no fazer, mas vem acompanhado de incertezas, porque está focada no fim, não nos meios.

As áreas de qualidade ou inovação usam a eficiência em busca da eficácia. É o dinamismo e a flexibilidade no aprimoramento do sistema de trabalho, produzindo mais, melhor, em menos tempo e com menos recursos.

Eficiência é diferencial competitivo. Eficácia é vantagem econômica no diferencial competitivo.

É possível ser eficiente sem ser eficaz, mas não tem como ser eficaz sem ser eficiente.

Eficiência é tática. Eficácia é gestão estratégica, pensar antes de executar.

O bom líder é eficiente quando faz com que seu time cumpra os processos e entregue o produto desejado. Um líder eficaz faz seu time entregar um produto melhor, com menor custo, mais qualidade, otimizando processos e entregando resultados melhores.

Você pode melhorar sua eficiência e eficácia cumprindo alguns ritos.

- Tente coisas novas, enfrente desafios, estabeleça limites e aumente as metas paulatinamente.

- Aceite falhas e erros de forma positiva, mantendo a autoconfiança da equipe.

- Prepare-se porque a busca pela melhoria causa stress e limita o sucesso.

- Delegue tarefas e use comunicação clara e eficiente.

- Aprenda a dizer não e faça pausas periódicas (sugiro 15 minutos a cada 2 horas).

- Seja disciplinado no manuseio de dispositivos eletrônicos e redes sociais.

O Século XX foi o da eficiência. Linhas de produção, jornadas de trabalho organizadas, corporativismo operário, processos administrativos, planejamento estratégico, imposição de conteúdos programáticos e treinamento constante.

Os carros tinham 1 ano de garantia, eram trocados a cada 2 ou 3 anos, no máximo, “fazia-se” o motor a cada 100 mil/km, usavam pouca tecnologia e apenas um tipo de combustível. 

O Século XXI é o da eficácia. Melhoria de processos, ativismo corporativo, trabalhadores do conhecimento, gestão tecnológica, uso racional de recursos, evolução constante, inovação aberta, informação instantânea e volátil e aprendizado permanente.

Hoje, na maior parte do mundo, os carros têm 3 anos de garantia, superam 300 mil/km e são trocados a cada 5, 7 anos ou mais. Em menor prazo e com inovação constante, as montadoras produzem carros melhores, mais baratos, mais eficientes, sustentáveis e mais duradouros.

As empresas entenderam que a qualidade do produto independe do poder aquisitivo do consumidor, deve atender as necessidades de qualquer perfil.

Esse é o grande desafio às empresas. Conhecer profundamente os melhores métodos de produção, as tecnologias mais eficientes, as ferramentas mais adequadas, as condições de mercado, as necessidades do consumidor e ter um time plural e competente são essenciais para produzir com eficiência e eficácia.

Eficiência é receita. Eficácia é rentabilidade.