“Eficiência é fazer certo as coisas. Eficácia é fazer as coisas certas”, Peter Drucker
É comum o uso de EFICIÊNCIA e EFICÁCIA como sinônimos. A sutil diferença entre elas é o pulo do gato em gestão.
Eficiência é o uso correto de todas as competências, recursos e ferramentas com o mínimo de recursos disponíveis para produzir um resultado estimado.
Eficácia é o uso correto de todas as competências, recursos e ferramentas com o mínimo de recursos disponíveis para produzir um resultado melhor em prazo menor.
Entender a sutil diferença entre elas permite determinar o desempenho de processos nas organizações e o que precisa ser descontinuado ou aprimorado.
A eficiência pressupõe um modelo sistemático testado e aprovado. A eficácia abre mão do pensamento sistêmico, ousa no fazer, mas vem acompanhado de incertezas, porque está focada no fim, não nos meios.
As áreas de qualidade ou inovação usam a eficiência em busca da eficácia. É o dinamismo e a flexibilidade no aprimoramento do sistema de trabalho, produzindo mais, melhor, em menos tempo e com menos recursos.
Eficiência é diferencial competitivo. Eficácia é vantagem econômica no diferencial competitivo.
É possível ser eficiente sem ser eficaz, mas não tem como ser eficaz sem ser eficiente.
Eficiência é tática. Eficácia é gestão estratégica, pensar antes de executar.
O bom líder é eficiente quando faz com que seu time cumpra os processos e entregue o produto desejado. Um líder eficaz faz seu time entregar um produto melhor, com menor custo, mais qualidade, otimizando processos e entregando resultados melhores.
Você pode melhorar sua eficiência e eficácia cumprindo alguns ritos.
- Tente coisas novas, enfrente desafios, estabeleça limites e aumente as metas paulatinamente.
- Aceite falhas e erros de forma positiva, mantendo a autoconfiança da equipe.
- Prepare-se porque a busca pela melhoria causa stress e limita o sucesso.
- Delegue tarefas e use comunicação clara e eficiente.
- Aprenda a dizer não e faça pausas periódicas (sugiro 15 minutos a cada 2 horas).
- Seja disciplinado no manuseio de dispositivos eletrônicos e redes sociais.
O Século XX foi o da eficiência. Linhas de produção, jornadas de trabalho organizadas, corporativismo operário, processos administrativos, planejamento estratégico, imposição de conteúdos programáticos e treinamento constante.
Os carros tinham 1 ano de garantia, eram trocados a cada 2 ou 3 anos, no máximo, “fazia-se” o motor a cada 100 mil/km, usavam pouca tecnologia e apenas um tipo de combustível.
O Século XXI é o da eficácia. Melhoria de processos, ativismo corporativo, trabalhadores do conhecimento, gestão tecnológica, uso racional de recursos, evolução constante, inovação aberta, informação instantânea e volátil e aprendizado permanente.
Hoje, na maior parte do mundo, os carros têm 3 anos de garantia, superam 300 mil/km e são trocados a cada 5, 7 anos ou mais. Em menor prazo e com inovação constante, as montadoras produzem carros melhores, mais baratos, mais eficientes, sustentáveis e mais duradouros.
As empresas entenderam que a qualidade do produto independe do poder aquisitivo do consumidor, deve atender as necessidades de qualquer perfil.
Esse é o grande desafio às empresas. Conhecer profundamente os melhores métodos de produção, as tecnologias mais eficientes, as ferramentas mais adequadas, as condições de mercado, as necessidades do consumidor e ter um time plural e competente são essenciais para produzir com eficiência e eficácia.
Eficiência é receita. Eficácia é rentabilidade.
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